quarta-feira, 28 de abril de 2021

Professor de Brejo Santo tem artigo publicado em revista científica de Fortaleza

 


O professor Brejo-santense, Dalvan José de Sousa, professor de Língua Inglesa da rede pública estadual e municipal de ensino, teve um artigo científico submetido e aceito para publicação na revista científica, Docentes, da Secretaria de Educação do Estado do Ceará – SEDUC. 


Intitulado “O USO DA TEORIA DAS KEYWORDS COMO ESTRATÉGIA PARA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE LÍNGUA INGLESA DO ENEM”, o artigo objetiva servir de suporte para auxiliar os estudantes submetidos ao crivo do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, na resolução das questões de Língua Inglesa da citada avaliação nacional. O artigo analisa e mostra o passo a passo da estratégia criada pelo professor durante as aulas de Inglês na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Professor José Teles de Carvalho, na cidade de Brejo Santo. 


A partir da prática diária em sala de aula, com questões anteriores do ENEM e questões inéditas autorais, padrão ENEM, desenvolvida na referida unidade escolar e agora publicizada no artigo, o docente mostra que é possível ir bem nas questões de Língua Inglesa a partir do uso da estratégia das Keywords (palavras-chave), sem necessariamente ter que perder tempo traduzindo o suporte do item. 


No artigo, o professor ensina que é possível resolver as questões apenas com a busca das palavras-chave (keywords) dispostas pelo suporte da questão. Contudo, no bojo da teoria, o professor alerta que é preciso antes usar os conhecimentos adquiridos em Língua Inglesa, bem como analisar, panoramicamente, todo o conjunto do item e, a partir deste processo, lançar mão da teoria defendida. 


A revista científica Docentes tem conceito “Qualis Capes A4” e é destinada a publicar produções científicas, advindas das experiências docentes, dos professores da rede pública estadual de ensino do Ceará. As publicações são feitas quadrimestralmente em formato online e impressa. O artigo e a revista podem ser acessados nos links: 


LINK 1


LINK 2




*Da redação do Blog do Mateus Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário