sábado, 17 de abril de 2021

Pedro Pinheiro da Costa, ex-vereador de Brejo Santo e Porteiras completa 100 anos



Por: Dr. Miran Basílio / Historiador e Advogado. 

17/04/2021.


PEDRO PINHEIRO DA COSTA

Ex Vereador de Brejo Santo/Porteiras completa 100 ( Cem ) anos bem vividos.


Conhecido por toda a regiào pelo epíteto de Pedro Pinheiro, nascido aos 17 de Abril de 1921, natural do sítio Muquém, do Município de Porteiras, a época Porteiras era distrito de Brejo Santo.


FAMÍLIA:

Filho de João Pinheiro da Costa e de Antônia Nazarina de Jesus. Pertencente à  tradicional Família Pinheiro oriunda do povoado de  Riacho do Sangue, hoje Município de Solonópolis/Ceará, chegados na região no final do século XIX, aparentados do Ex Prefeito de Brejo Santo e Porteiras Franklin Tavares Pinheiro, dos irmãos Padre Leolpoldo Fernandes Pinheiro( pároco de Brejo Santo em de 1911 a 1913), Coletor Estadual Mizael Fernandes Pinheiro e Dorinha Pinheiro Basilio( primeira telégrafa Mulher  de Brejo Santo). Também eram parentes do Político Virgílio Távora ( Ex governador do Estado do Ceará e Senador da República).


Unido em matrimônio com Maria de Lurdes Araújo, conhecida por Lurdinha Carlota,  esta pertencente às tradicionais famílias de Brejo Santo, Araújo conhecida por Olegário) e Carlota. Lurdinha era filha de Miguel Carlota e de Dona Chicota, e tinha como  irmãos: Totonho Carlota, Dão Carlota, Ribamar, Luís Carlota( residente em Araras estado de São Paulo), Munda,  Alzira, Marquesa e Irene.


Da União matrimonial de Pedro Pinheiro e Lurdinha Carlota que durou 64 anos bem vividos, constituíram a seguinte prole:


Franco(  Agropecuarista de grande porte,in memoriam),  Irene ( professora) , Letícia ( do lar ), José Branco, Cícero e Jorge( Agricultores e  Magarefes), Lulu( in memorian), Fátima, Donária e Aparecida ( Professoras).


O casal adotou dois filhos: Patricia( enfermeira) e Eladio.


Extra conjugal Pedro Pinheiro é pai de dois filhos: Francisco, conhecido por PANTA e Pedro( falecido). Destes filhos, advieram 20 netos, 24 bisnetos e uma trineta.


PEDRO PINHEIRO AGROPECUARISTA

Adquiriu por herança parte da propriedade localizada no sítio Muquém de Porteiras.  Terras férteis e bem localizadas, senhor Pedro Pinheiro, amante da agricultura e pecuária foi homem trabalhador e de muita altivez, pois com o suor do seu trabalho conseguiu adquirir por compra,  mais propriedades vizinhas as suas, tornando-se um agricultor afamado, conta ele que era bonito de se ver, quando existiam bons invernos, com certeza uma boa safra que resultava em  depósitos de algodão preto lotados, paiós de milho e feijão armazenados em tambores, afora o que fazia venda. Paralelamente criava animais , Gado no pasto verde e na caatinga,  Ovinos e Caprinos. Na madrugada, se encontrava dentro do curral para " Tira do Leite", o qual parte era vendido e outra fazia-se Queijos de qualho.


PEDRO PINHEIRO  COMERCIANTE. 

Sua habilidade em dialogar com as pessoas fê-lo um comerciante vantajoso, implantou um comércio de cereais em Porteiras e Lagoa do Mato, comprando a safra rural dos agricultores daquela região.


PEDRO PINHEIRO NO COMÉRCIO DE GADO.

Por vários anos, foi comprador de gado Bovino e outros animais em nossa região. Fez muitas vendas a  comerciantes do estado do Pernambuco, onde muitas vezes mandava fazer entrega através de vaqueiros e parte do gado ia estrada adentro encaretado.


PEDRO PINHEIRO PROFETA DE CHUVAS:


Conhecido como PROFETA das Chuvas, fazia várias experièncias profetizando épocas invernosas. Era uma comemoração quando acertava os bons invernos. Foi entrevistado no cariri pelo Jornalista Antonio Vicelmo sobre as previsões de bons invernos, juntamente com o profeta JoãoNeta de Brejo Santo.


PEDRO PINHEIRO AGRIMENSOR:

Épocas em que dava-se muitas divergências familiares nas divisões de Herança, Pedro Pinheiro dotado de uma habilidade peculiar ingressava nas contendas e fazia a MEDIÇÂO de TERRAS em varas ou cordas, pondo fim as divergências familiares e entregando o quinhão hereditário de forma correta a cada um de seus herdeiros, evitando assim, brigas e intrigas familiares.   


PEDRO PINHEIRO VEREADOR:

Homem de uma boa prosa, detentor de um bom astral, gostava de frequentar famílias que detinham o maior respeito e admiração por sua pessoa. Tanto que, foi padrinho com sua esposa Lurdinha Carlota de Dezenas de afilhados. 


Não bastasse, de 1948 a1955, elegeu- se vereador de Brejo Santo, eleito pelo distrito de Porteiras com votações expressivas. Foi matéria da Revista dos Municípios  do Ceará, datada de 1957, A gestão dos  prefeitos Dionísio Rocha de Lucena e Antonio Denguinho de Santana. No livro, consta o nome dos vereadores de Brejo Santo,  Pedro Pinheiro,  José Moreira, Eliseu, Lucena Chicote, Pedro Felinto, Ageu Araruna, Sr Floro Amaro, João Landim e Antonio Martins de Souza. Relembra do deputado Wilson Roriz afirmando que o parlamentar foi o autor do primeiro projeto da Transposiçào das Águas do Velho Chico.


PEDRO PINHEIRO DELEGADO CIVIL:

Na década de 60 foi nomeado pelo Governador do Estado do Ceará Delegado Civil, tendo desempenhado com muito rigor o cargo a ele confiado. Diz que eram épocas difíceis, população armada, reinava a ignorância e divergências políticas.


PEDRO PINHEIRO E O CANGAÇO:


Dotado de uma memória privilegiada, Pedro Pinheiro conta com rigor de detalhes o ocorrido com Chico Chicote conhecido pelos escritos do Historiador Otacílio Anselmo como " Tragédia das Guaribas" , ocorrida em fevereiro 1927, dia de Nossa Senhora das candeias.


Relata com muita propriedade a história do amigo Antonio da Piçarra que foi amigo e inimigo de Lampião, bem como, o fogo da Piçarra que resultou na morte do "cangaceiro  Sabino das Abóboras" um dos homens mais valentes do Cangaço. 


Fala com muita lucidez das brigas das famílias  de Brejo Santo, Amaro x Chicote, Carlota x Chicote, o trágico assassinato do prefeito Zeca Matias e muitas outras histórias envolventes. Relata  os feitos do cangaceiro Antonio Moreno e suas investidas para matar Antonio da Piçarra a mando de Lampião.


OSTRACISMO SUAVE

Com o peso da idade não dispunha mais das habilidades para o Trabalho, relutou muito , mas a família conseguiu trazê -lo para residir na Cidade de Brejo Santo, deixando com muita tristeza a morada da sua  fazenda muquém.


Portador de uma memória privilegiada, detentor de uma total lucidez relembra com muita alegria os  acontecimentos de seu passado de glórias.


Amparado pelos cuidados especiais das filhas, seu Pedro Pinheiro comemora seus 100 ( Cem) anos de vida bem  vividos, ainda inteirado às  notícias do rádio e televisão.


Parabéns a esse grandioso cidadão que detém minha admiração e respeito.



           Pesquisou e escreveu:

             Dr. Miran Basílio

         Historiador e Advogado.


                  17/04/2021.


Confira mais fotos enviadas pela família:







Nenhum comentário:

Postar um comentário