sexta-feira, 23 de abril de 2021

Novo lote com 128.000 doses de vacinas contra a Covid-19 será distribuído nesta sexta-feira

Foto: Ascom/Casa Civil

 

O Ceará recebeu na madrugada desta sexta-feira (23) mais 128.000 doses de imunizantes que serão utilizados para dar continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19 em todo o Ceará. Ao todo, são 25.000 CoronaVac/Sinovac e 103.000 Oxford/AstraZeneca.


O 15° lote será destinado para aplicação de primeira e segunda dose em pessoas dos grupos prioritários das Fases 1 e 2 do Programa Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, contemplando idosos entre 60 e 69 anos e agentes das forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente do combate à pandemia do coronavírus.


Em publicação nas redes sociais, o governador Camilo Santana garantiu que os municípios devem receber, em até 24 horas, suas respectivas doses. “A distribuição para capital e interior começa de imediato. Continuamos nossa luta para vacinar todos os cearenses o mais rápido possível”, escreveu Camilo.


Essa agilidade só é possível porque o Governo do Ceará desenvolve um plano de logística que envolve diversas equipes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A logística também conta com transporte aéreo, com aviões e helicópteros, e terrestre, através de carros e caminhões. Foram traçadas seis rotas aéreas e duas terrestres que levam os imunizantes às 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), responsáveis por articular a entrega do material junto às secretarias municipais de Saúde.


Municípios devem avançar para a terceira fase

Na última quarta-feira (21), a Sesa divulgou que alguns municípios cearenses devem seguir em breve para a 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19. Esse avanço depende do envio das doses pelo Ministério da Saúde.


Na 3° fase, serão convocadas as pessoas com comorbidades – doenças crônicas – e com deficiência permanente grave. Diante disso, a Sesa destaca a importância da checagem dos dados registrados no Cadastro Estadual de Vacinação.



*Da redação do Blog do Mateus Silva com Ascom Casa Civil/Governo do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário