quinta-feira, 8 de abril de 2021

Consultor Imobiliário Igor Lucena, explica a diferença entre Lote e Terreno



Por: Igor Lucena - Consultor Imobiliário


Você sabe a diferença entre LOTE e TERRENO? Pois é, eles não são a mesma coisa, é muito comum haver confusão e as pessoas acharem que são a mesma coisa, apesar de estarem relacionados, mas cada um tem definições diferentes.


De forma prática, podemos diferenciar da seguinte forma, o LOTE faz parte de um terreno, assim ele é uma divisão do terreno e um conjunto de lotes forma uma QUADRA.


Já TERRENO é um pedaço de terra, que pode ser urbano ou rural. Esse espaço pode ser vendido por inteiro ou dividido em várias partes, como em condomínios residenciais. E se dividirmos o terrenos em partes menores, e muitas vezes em partes iguais aí chamamos de LOTES.


Os LOTES quando são parte de um loteamento regularizado, oferecem uma infraestrutura básica, atendendo a todos os requisitos e conformidades exigidas pelas leis regionais e nacionais. Para fazer de um terreno um loteamento, é essencial que o proprietário ou a incorporadora (empresas especializadas em loteamentos) passe por algumas etapas para que tudo seja feito de forma legal para depois ser comercializado.


Segundo a lei federal, após a divisão de um terreno, um lote deve medir no mínimo 125 metros quadrados, e a porcentagem de áreas públicas (sistema viário, áreas institucionais, área verde) dentro do loteamento tem que ter no mínimo 35% da área total, porém alguns municípios ampliam esse percentual.


Antes de comprar seu lote, pesquise e busque por empresas que tenham compromisso com a lei e com o cliente, pois o sonho é do cliente e a realização em parte depende da empresa cumprir suas obrigações. Se você tem dúvidas, procure um corretor de imóveis, fale conosco, estamos preparados para te ajudar. Nós temos o prazer em fazer parte da realização do seu sonho de ter a casa própria, comprando um lote muitas vezes faz esse sonho ser mais fácil de ser conquistado. 


Igor Lucena

🔹️Consultor Imobiliário

CRECI: 16068-F

📲88.99948.0120

Nenhum comentário:

Postar um comentário