sexta-feira, 5 de março de 2021

Prefeitos do Crajubar se reúnem e decidem manter cidades sem lockdown

Foto: Badalo

Nesta quinta-feira (4), estiveram reunidos virtualmente Glêdson Bezerra (Podemos), Zé Ailton (PT), e Guilherme Saraiva (PDT), prefeitos de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, respectivamente. Na oportunidade, os chefes do executivo definiram medidas para evitar o contágio do novo coronavírus, como aumento das testagens e campanha de conscientização quanto à importância das medidas sanitárias. Por unanimidade, decidiram não decretar lockdown nos três municípios.


O gestor municipal de Juazeiro do Norte já havia afirmado ao Portal Badalo que não será decretado lockdown na cidade, mas a medida não está descartada e dependerá do aumento de casos de Covid-19 e internação em UTIs. Segundo ele, foi criado um comitê para deliberar os assuntos referentes a situação epidemiológica da região do Cariri. A intenção é orientar quais as melhores medidas a serem adotadas para combater o avanço do Covid-19 nestes municípios.


O prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, destacou também os principais pontos da reunião, e reafirmou a preocupação dos gestores municipais quanto a situação atual.


“Estamos muito preocupados com o avanço do coronavírus aqui no Cariri. Os três municípios decidiram portanto se unir para que consigamos barrar o crescimento do coronavírus aqui na região, e para isso iremos fazer um comitê com estas prefeituras para que a gente delibere semanalmente como anda a evolução, e para que possamos buscar as melhores soluções juntos”, disse o chefe do executivo barbalhense.


As principais definições desse primeiro momento serão de intensificar e combater as festas clandestinas, com fiscalização rigorosa, envolvendo o trabalho da Polícia Militar, Vigilância Sanitária, e os órgãos de segurança de cada um dos municípios, para que as medidas dos decretos sejam cumpridas, além de maiores esclarecimentos quanto ao número de leitos e ampliar a comunicação relacionada à gravidade no aumento dos casos.


A cada semana serão realizadas as análises por parte do comitê que será formado, e só então as novas medidas deverão ser tomadas de forma integrada pelas cidades que farão parte. Além disso, já ficou definido a partir da reunião ocorrida nesta quinta (4), que o consumo de bebidas alcoólicas terá uma fiscalização maior, com a proibição do uso em espaços públicos, bares e restaurantes.


Comitê contra Covid


Estarão dentro do comitê para tratar do avanço do coronavírus na região, além das cidades do Crajubar, Brejo Santo, Icó e Iguatu. Em conformidade, haverá aumento de testagens, bem como intensificação de campanha em defesa da prevenção e fiscalização pela vigilância sanitária junto aos locais que registrarem aglomerações.


Serão convocados a participar os presidentes das Câmaras Municipais e representantes das entidades de classe, como a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), bem como os secretários municipais de Saúde, Ministério Público e representantes da Secretaria de Saúde do Ceará.


A primeira reunião desse comitê acontecerá na próxima segunda-feira (8), às 17h. Na ocasião, serão analisados o quadro de contágio do novo Coronavírus nesses municípios e a lotação das UTI’s hospitalares, o que definirá a manutenção das medidas de prevenção ou a necessidade de adoção de medidas mais restritivas para conter o avanço da Covid-19.




*Da redação do Blog do Mateus Silva com George Wilson/Badalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário