terça-feira, 2 de março de 2021

Prefeitos cearenses têm até 22 de março para aderir a consórcio municipal para compra de vacinas

Prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, participou da reunião. Foto: Divulgação

Prefeitos cearenses têm até o próximo dia 22 de março para decidir a entrada em um consórcio nacional de municípios que pretende fazer a aquisição direta de vacinas contra a Covid-19. Gestores municipais de todo o País participaram, na tarde desta segunda-feira (1º), de uma reunião promovida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Ao todo, quase mil municípios tiveram representantes no encontro virtual, segundo a FNP. 


“Na próxima sexta-feira (5), vamos disponibilizar a minuta de um projeto de lei que deverá ser unificado nos municípios. Isso porque a prefeitura precisa da autorização legislativa para participar. Sendo aprovado, o consórcio não ficará restrito à compra de vacinas, mas também de insumos, como oxigênio”, explicou Jonas Donizette, presidente da FNP. 


“Em 22 de março, teremos a constituição jurídica do consórcio. Mas ainda nesta semana faremos uma visita à Fábrica da União Química, em Guarulhos, para conversar sobre a aquisição da Sputnik V. Queremos aproveitar os elos já estabelecidos por algumas prefeituras de capitais, que já dialogam com essas empresas”, acrescentou. 


Segundo ele, a ideia não é concorrer com o Governo Federal em busca dos imunizantes, mas somar esforços. Donizette também afirmou que não haverá restrição sobre quais vacinas serão adquiridas. “Estamos trabalhando com todas as vacinas. O que nos foi informado é que que temos hoje dez vacinas aprovadas no mundo – três delas no Brasil –, mas no próximo mês esse número pode chegar a 20 no mundo. O consórcio é para esse momento emergencial, mas também para momentos em que houver mais disponibilidade de marcas, desde que as vacinas se mostrem eficazes”, disse. 


A FNP reúne 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, o que representa todas as capitais, 61% da população e 74% do PIB do Brasil. Contudo, qualquer município poderá aderir ao consórcio público para aquisição de vacinas.



*Fonte: Diário do Nordeste

Leia mais: LINK

Nenhum comentário:

Postar um comentário