quarta-feira, 17 de março de 2021

Intervenção sobre prevenção a Covid-19 em praça de Mauriti gera repercussão; prefeitura se pronuncia

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma intervenção artística elaborada em uma praça no centro da cidade de Mauriti tem gerado repercussão nas redes sociais, quanto a intenção desta. Lembrando o aspecto de covas, cruzes foram implantadas em memória às vítimas do novo coronavírus e também como forma trazer à tona a gravidade da pandemia, em faixas com os dizeres “Covid Mata, Fique em Casa”. Nas redes sociais internautas questionaram o teor da ação, inclusive com comentários quanto a gatilhos gerados pela intervenção e até mesmo discussões entre grupos de oposição a atual gestão. A prefeitura emitiu pronunciamento sobre o caso, explicando qual o objetivo do ato.


A ação, realizada por técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), utilizou cruzes na cidade e cartazes em caixa alta sobre os perigos do Covid-19. Logo imagens da intervenção circularam pelas redes sociais, e geraram diversas discussões quanto a intenção do ato por parte da pasta e da gestão municipal. “Na minha opinião isso não passa de um descaso. Totalmente desnecessário, feio e desrespeitoso para com todos os cidadãos mauritienses”, disse um internauta, em comentário na publicação da intervenção.


Já outros usuários defenderam ação, categorizando como necessária e de importante mensagem. “É impactante e tudo aquilo que é novo a nossos olhos nos assusta, nos aterroriza. Enquanto algo assim, bem concreto e assombroso não fosse despejado em nossa vista não veríamos com tamanha clareza tudo aquilo que está na nossa realidade. O manifesto é válido, é lúdico, mesmo que a arte imite a vida. Precisamos de uma proposta dolorida e crua, assim como o Covid é. Talvez assim as pessoas mudem seus hábitos, tenham responsabilidade pessoal e coletiva”, disse outra internauta nas redes sociais da secretaria.


Em nota, a prefeitura, por meio da SMAS, explicou o ocorrido. Eles explicaram a gravidade em que a pandemia se alastrou, bem como a finalidade na utilização da intervenção, reforçando todos os parâmetros de isolamento social e cuidados higiênicos na prevenção contra a doença. Leia na íntegra:


Nota explicativa sobre intervenções para prevenção da Covid-19


Compreendemos que a saúde mental das(os) cidadãs(os) mauritienses está abalada perante o contexto de pandemia, tendo em vista que o nosso governo prioriza a saúde e a qualidade de vida de todas as comunidades do território municipal.


Diante disso, viemos por meio desta nota explicar os objetivos de nossas intervenções utilizando de cruzes na cidade e cartazes em caixa alta sobre os perigos da doença. Explicamos que apesar das estratégias de prevenção promovidas, o número infectados e mortos no Estado do Ceará, assim como em nossa amada cidade, Mauriti, está aumentando gravemente. Tememos pela saúde do nosso povo; tememos pela nossa saúde; tememos pela falta de oxigênio; tememos pelas filas das UTIs; tememos pelo aumento de lutos devido a morte de entes queridos.


Há várias maneiras de morrer, e, sem dúvida, ao perdermos alguém que amamos, perdemos também um pouco de nós. Considerando a elevação no número de transmissões, aumentar a quantidade de leitos no hospital é como fornecer quatro gotas d’água no deserto.


Desse modo, as ferramentas utilizadas para chegarmos ao real isolamento social e alertar para os perigos de adoecimento e morte precisam ser condizentes com a realidade, alertando a população para os riscos de se exporem a aglomerações, não usarem máscaras e não realizarem os cuidados básicos referentes ao uso de álcool 70.


Nossa finalidade não é pressionar, mas informar sobre a atual situação do nosso território para que, juntos, possamos tomar parte no sofrimento do outro lamentando o enorme número de mortos existentes, entretanto, que igualmente unidos, possamos resistir, lutar e acreditar em dias melhores e em um futuro no qual a vida seja pulsante.


Desejamos que possamos voltar a nos encontrar nas calçadas, a ir às Missas, aos cultos, a realizar encontros familiares, a promover encontros com os amigos. Temos sede por abraços, beijos, carinhos, fome de comunhão e de comunidade! E, por isso, precisamos, nesse momento, isolar-nos e manter o máximo dos cuidados possíveis perante essa terrível pandemia. Quanto mais rígidos forem nossas prevenções, mais cedo poderemos nos reunir novamente e exalar amor e fraternidade.


Agradecemos, portanto, a compreensão de todos(as)!

 




*Fonte: Site Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário