sexta-feira, 26 de março de 2021

Ceará recebe mais 158.100 doses de vacinas contra a Covid-19

Foto: Ascom Casa Civil

O 11º lote de imunizantes contra a Covid-19 chegou ao Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, no fim da manhã desta sexta-feira (26). A nova remessa contém 158.100 doses de vacinas, sendo 124.400 doses da CoronaVac/Sinovac e 33.700 da Oxford/AstraZeneca.


O governador Camilo Santana afirmou, por meio das redes sociais, que a distribuição do novo lote para os municípios cearenses será realizada ainda nesta sexta-feira. “Daqui a pouco as vacinas já serão distribuídas pelas equipes de logística do Governo do Estado para dar continuidade ao processo de imunização em todo o Ceará”.


Os imunizantes serão destinados para aplicação da primeira e segunda doses em pessoas que fazem parte dos grupos prioritários do Programa Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde.


Vacinação no Ceará

Nesta semana, Camilo Santana desmentiu notícias falsas sobre a aplicação de vacinas contra a Covid-19 no Ceará. Hoje o governador voltou a enfatizar que o Governo do Estado não tem medido esforços para garantir que cada cearense seja imunizado. “Percentualmente somos o segundo estado que mais aplicou as vacinas recebidas”, publicou Camilo, citando levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir das informações disponibilizadas pelas secretarias estaduais de Saúde. Com dados de até ontem (25) do consórcio, o Ceará tinha aplicado 81,31% das doses recebidas.


Ainda na manhã desta sexta-feira (26), o chefe do Executivo Estadual participou de reunião virtual com os governadores de estados brasileiros e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com o objetivo de defender a criação de uma coordenação nacional para o enfrentamento à pandemia.


Vacinômetro

Em todo o Ceará, 806.881 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas, conforme atualização do Vacinômetro até 12h de quinta-feira (25). Um total de 602.491 cearenses receberam a primeira dose e 204.390 já foram imunizados com a segunda dose.


Números de vacinados são atualizados diariamente pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) no Vacinômetro.


Distribuição das vacinas


O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Ceará em 18 de janeiro de 2021. Desde então, o Estado já distribuiu dez lotes de imunizantes a todos os seus 184 municípios de forma proporcional e em um prazo estimado máximo de até 24 horas. Essa agilidade só é possível porque o Governo do Ceará desenvolve, por meio da Sesa, uma logística que conta com plano de distribuição que envolve aviões, helicópteros e caminhões. A distribuição do 11º lote – com 158.100 doses de vacinas – seguirá essa mesma logística.




*Da redação do Blog do Mateus Silva com Casa Civil/Governo do Ceará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário