domingo, 28 de março de 2021

Camilo questiona críticas ‘negacionistas’ e diz que medidas de isolamento não são por ‘conveniência’

Foto: José Wagner/Governo do Ceará

Camilo Santana fez um comentário em suas redes sociais neste sábado (27), manifestando opinião sobre a repercussão das medidas adotadas por seu governo diante da pandemia no Ceará. Criticado por muitos sobre a validade e efetividade do lockdown, sendo o Estado o único no Brasil a adotar a medida em todos os municípios, o governador afirmou que acredita estar no caminho certo, e questionou a finalidade das críticas.


Em fala aberta em seu perfil no Facebook, disse: “[…] não temos tomado nenhuma decisão por conveniência, mas unicamente para tentar salvar vidas, procurando sempre seguir a ciência e ser justo”, e completou: “Tenho procurado ser justo e correto em todas as ações. Sempre disse que se tiver que falhar, que seja pelo excesso e jamais pela omissão nessa luta para salvar vidas. Não esperem algo diferente de mim.”


Algumas pessoas me questionam se não me preocupo com desgastes tendo que tomar medidas que julgam “impopulares” durante...

Publicado por Camilo Santana em Sábado, 27 de março de 2021


Cenário da pandemia


Mesmo antes de acabar, março já é um dos meses mais letais na pandemia de Covid-19 no Ceará. Até este sábado (27), a Secretaria da Saúde confirma 1.667 mortes pela doença. O número pode ser ainda maior, já que a confirmação de alguns óbitos pode levar dias ou semanas. Há pouco mais de 15 dias em lockdown, a região do Cariri, apesar de dar indícios de possível estagnação nos dados epidemiológicos, ainda está com hospitais lotados e indícios de falta de insumos necessários para intubação em diversas unidades.


Com o agravamento da crise, os hospitais do Estado estão lotados. A alta demanda por oxigênio e “kit intubação”, insumos necessários para pacientes em estado mais crítico da doença, estão escassos e com dificuldade de distribuição entre todos os municípios. Atualmente, 93% de todos os leitos de UTI do estado estão lotados. Em algumas cidades, pacientes têm dificuldade para obter uma vaga.


Juazeiro do Norte, inclusive, recebe montagem de um novo hospital de campanha, com número de leitos clínicos a ser ampliado. Apesar do aumento da oferta, a perspectiva, segundo a assessoria do Hospital Regional do Cariri (HRC), é de ocupação total logo que abertas, devido a fila de espera para leitos de UTI.



*Da redação do Blog do Mateus Silva com George Wilson/Portal Badalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário