Raimundo Vagner Leite de Oliveira é filho de Francisco (Tadeu) e Aparecida (Cida). Seus avós paternos são João Leite de Araújo e Maria Bonfim de Oliveira (in memoriam), e os maternos, do sítio Baixio do Boi, são Durval Ferreira Barros e Maria Nely de Sá (in memoriam). Iniciou seus estudos musicais na Assembleia de Deus, localizada na rua Pedro Pereira, e depois na Banda de Música Olívio Lopes Angelim.
Em 2004, Raimundo Vagner Leite de Oliveira, mudou-se para o Goiás. A partir de 2007 participou de várias edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (CIVEBRA), maior curso de música da América Latina, com renomados professores, onde estudou regência, violão erudito, eufônio e outros, além de participar de importantes grupos musicais como a Orquestra de Violões, Grande Coro e Banda Sinfônica. Ingressou em 2009 no curso de Licenciatura em Música pela Universidade de Brasília – UnB, em 2015 na Especialização em Educação Musical pela Universidade Candido Mendes - UCAM/PROMINAS e em 2017 no Mestrado em Música também pela UnB. Atualmente, janeiro a outubro de 2021, cursa Especialização em Regência pela Faculdade de Ciência e Educação – FACEP/Instituto Alpha.
Foi professor substituto na Universidade Federal do Tocantins – UFT, atuando também em escolas públicas e particulares, centros culturais, escolas de música e noutros espaços como, por exemplo, projetos sociais.
Raimundo Vagner Leite de Oliveira é organizador da série “Educação em Foco”, até o momento em três volumes, assina a autoria e coautoria de vários capítulos de livros, e, além disso, é autor de dois artigos publicados em periódicos científicos de estrato superior A1 e A4: Revista da ABEM e Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica. É ainda avaliador ad hoc da Revista de Ciências Humanas – CFH/UFSC e da Revista Brasileira de Educação do Campo – RBEC/UFT. Participa atualmente do Grupo de Pesquisa Educação Musical Escolar e Autobiografia - GEMAB da UnB.
É possível dizer que a obra TRAJETÓRIA DE VIDA-CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL é o primeiro livro que trata da temática em questão. Dirige-se a estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores da área. Também interessa ao público em geral que deseja conhecer os caminhos fundantes desse campo investigativo no Brasil.
É uma obra resultante de um estudo intenso (2017/1 – 2020/2), desenvolvido a partir de um projeto maior que abrange outros menores, cujas reflexões e resultados foram apresentados na Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) – em encontros regionais, eventos nacionais e congressos internacionais.
Além disso, ainda como dissertação (OLIVEIRA, 2019), a pesquisa foi usada como critério para escolha dos palestrantes para o “VII Encontro do Fórum Permanente de Pesquisa em Educação Musical” em maio de 2020. Isso demonstra o impacto da pesquisa e, por conseguinte, do presente livro. Para este exemplar, algumas seções do original foram suprimidas e outras modificadas, além do acréscimo de novas temáticas.
Esta obra carrega a significação da área pela própria área e a significação do sujeito, como interlocutor, ao observar a área por sua própria trajetória. E, apesar de fornecer significados de alguns fenômenos, não é pretensão esgotá-los, mas sim apresentá-los para que se possa refleti-los em cooperação. Esses aspectos são fundamentados na explicação indutiva, pois considera-se a trajetória de vida-científica de destacados pesquisadores da Educação Musical e a própria trajetória da área.
Raimundo Vagner Leite de Oliveira, para a escrita da obra acadêmica-científica, apoia-se em diversos estudos da Educação Musical no Brasil, que enfocam a produção do conhecimento, e na pesquisa (auto)biográfica, que abarca experiências de profissionais que emergem de fatos biográficos na sociedade contemporânea. A obra TRAJETÓRIA DE VIDA-CIENTÍFICA DA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL é um trabalho relevante por mostrar a importância do saber-fazer-poder ciência dos pesquisadores com Bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq da Educação Musical e da própria área do Brasil.
A obra cunha o termo trajetória de vida-científica; expõe um novo formato de Biograma, inicialmente um dispositivo de escrita e mais tarde o referencial teórico-metodológico; e apresenta, por meio da valoração, o resultado da análise do paradigma interpretativo da hermenêutica (RAPIH) – terminologia criada nesta obra.
Trata-se, nas palavras de avaliadores ad hoc – especialistas do mais alto nível – do periódico da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), “de uma investigação que demonstra um louvável insight intelectual, na medida em que se propõe a realizar a análise da formação e desenvolvimento de uma área de conhecimento acadêmico, utilizando um caminho metodológico pouco adotado ainda pela Educação Musical”, por “enfocar as trajetórias de vida-científica” de destacados pesquisadores da área.
Por essas razões, a obra contribui significativamente para informar e formar novas possibilidades investigativas, transmitir esse conhecimento ao público em geral e, do ponto de vista técnico e didático, servir como uma bibliografia da Educação Musical e áreas afins.
Sinopse: Nas trajetórias de vida-científica estão inseridas as reflexões epistemológicas que ajudaram na consolidação do campo da Educação Musical como área na atualidade. A Trajetória de vida-científica é o recorte de uma vida inteira, aquela fase científica construída ao longo de uma carreira como pesquisador, que faz referência ao campo de atuação, nesse caso, a Educação Musical. As circunstâncias formadoras, que também podemos chamar de percursos formativos ou escritas de si, cujo capital/produto parte das epistemologias que se (inter)relacionam, ajudam diretamente na construção e consolidação de uma área de conhecimento. As trajetórias de vida-científica se constituem como um produto advindo do conhecimento cumulativo gerado com os efeitos vividos, praticados, que formam e dão forma ao campo da Educação Musical. A trajetória de vida-científica aqui desenvolvida é tanto a teoria quanto a metodologia (‘bio’ é vida; e ‘grama’ é linha da, entendida aqui como história de), ou seja, é um novo tipo de instrumentalizar metodologicamente para um modo de se fazer pesquisa científica em Educação Musical.
Encomendas diretamente com o autor:
• E-mail: raimundo.vagner@mail.uft.edu.br
• WhatsApp: (61) 9 9675-3772
• Valor: 68,00 (Frete incluso para qualquer lugar do Brasil).
Você receberá seu exemplar autografado.
*Da redação do Blog do Mateus Silva.
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