segunda-feira, 1 de março de 2021

Abertura de comporta do CAC libera águas do São Francisco para açude Castanhão

Foto: Ascom/SRH

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) liberou, nesta segunda-feira (1), a passagem das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco para o Açude Castanhão. A liberação aconteceu com a abertura da comporta do Km 53 do Cinturão das Águas do Ceará, localizada no município de Missão Velha.


Com o acionamento da comporta, as águas percorrerão um total de 300km até o açude Castanhão passando pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe. A previsão é que o desague no Castanhão aconteça em 30 dias, beneficiando cerca de 4,5 milhões de cearenses.


Com a quadra chuvosa vigente, as calhas dos rios estão úmidas e com algum fluxo natural o que vai diminuir as perdas por infiltração, evaporação e por retiradas ilegais, já que com as chuvas não é preciso irrigação. Desta forma, calcula-se que o tempo de percurso será menor do que se fossem liberadas no segundo semestre. Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, o período de liberação das maiores vazões do PISF devem acontecer no primeiro semestre. “O volume líquido de transferência que chegará ao Castanhão sempre será maior no período chuvoso”.


A chegada das águas no Açude Castanhão e posteriormente aos reservatórios da Região Metropolitana de Fortaleza (através do Eixão das Águas), representará um aumento na garantia hídrica humana da RMF, Cariri e Baixo e Médico Jaguaribe, além da melhora na oferta de água para a atividade produtiva rural do Vale do Jaguaribe.


O deputado estadual Guilherme Landim esteve no local; confira





*Da redação do Blog do Mateus Silva com Ascom/SRH 

Nenhum comentário:

Postar um comentário