quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Rota Cariri - Secretários de Turismo debatem potencialidades do setor para região

Foto: Divulgação


Juazeiro do Norte sediou na manhã desta quarta-feira, 20, o primeiro encontro entre secretários de turismo de municípios que fazem parte da Rota Turística do Cariri (Rota Cariri). 


O evento foi realizado no Restaurante Coisas do Sertão e contou com a participação dos Secretários dos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré.


A reunião teve como pauta a discussão sobre os pontos positivos e potencialidades em relação ao turismo e também as principais dificuldades para a consolidação de um roteiro que garanta um fluxo de visitação perene, com foco na Rota Cariri, lançada pelo Governo do Estado do Ceará em Março de 2020. Também foram abordados os principais desafios a serem enfrentados ainda dentro do contexto da pandemia provocada pela Covid-19.


O encontro foi uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Turismo e Romaria (Setur) com o objetivo de fazer com que esses novos gestores pudessem dar início a um estreitamento de laços, para que ações conjuntas possam ser desenvolvidas, promovendo a Rota Turística do Cariri.


Estiveram presentes os Secretários de Nova Olinda, William Luxo, de Santana do Cariri, Ypson Félix, de Assaré, Tony Almeida, de Barbalha, Isaac Luna, de Crato, Rafael Branco e o idealizador e anfitrião do encontro, o Secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Padre Paulo César, além do Prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra.


Para o Secretário Padre Paulo César, a reunião é apenas o início de outras ações que devem fortalecer a Rota Cariri. “O Governo do Estado do Ceará, ao lançar a Rota Turística do Cariri, teve um olhar atencioso para as imensas riquezas que o Cariri tem na fauna, flora, no turismo religioso, no comércio e na cultura. Um olhar de preocupação para que o Cariri desponte cada vez mais. Esse encontro foi importante para que construíssemos uma unidade”, destacou o Padre Paulo César. 


O Prefeito Glêdson Bezerra destacou a importância do encontro e ações que sejam realizadas em conjunto com o objetivo de fortalecer a Rota Turística como uma ferramenta para o desenvolvimento regional e a geração de emprego e renda entre os municípios que fazem parte da Rota Cariri. “Se conseguirmos engajar todas as prefeituras envolvidas vamos dar uma alavancada no setor. Não podemos deixar esse tema apenas na mão do Governo do Estado e o envolvimento dos Secretários e do corpo técnico fará com que otimizemos o turismo na geração de emprego e renda, aproveitando cada vez melhor esse potencial que nós temos”, ressaltou o Prefeito.


Rota Turística do Cariri


A Rota Turística do Cariri foi lançada no dia 03 de março de 2020 (nove dias antes da Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar que o novo coronavírus havia se alastrado de tal forma pelo mundo que se tornara uma pandemia).


É um roteiro para impulsionar o fluxo turístico na região, incluindo mais de 50 pontos turísticos em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré. O projeto é da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado (Secult), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e os municípios envolvidos.


*Da redação do Blog do Mateus Silva com Ascom/Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário