quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Brejo Santo recebe Selo Município Verde do Governo do Estado

 



Com um Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA) avaliado em 70,00, Brejo Santo está entre os 22 municípios cearenses certificado com o Selo Município Verde. A divulgação foi feita pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), do Governo do Estado. 


O Certificado é como um distintivo que identifica os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados possíveis na salvaguarda ambiental, atendendo critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, proporcionando melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações, a ser entregue a cada 2 anos.


Os municípios são avaliados a partir da documentação comprobatória e precisam está conforme 5 Eixos Temáticos, são eles:


1.Política Municipal de Meio Ambiente

2.Saneamento Ambiental e Saúde Pública

3.Recursos Hídricos

4.Agricultura Sustentável

5.Biodiversidade.


Após a avaliação documental, os municípios que atingirem a nota de corte – igual ou maior que 50 pontos – do ISA e de acordo com a pontuação alcançada, são classificados conforme as categorias (A, B e C). 


Pontuação por categoria

> 90 < 100 = A

> 70 < 90 = B

> 50 < 70 = C


Brejo Santo está entre os 9 municípios que atingiram a classificação Categoria B conforme o Índice Sócio Ambiental do PSMV. “Essa classificação é motivo de muito orgulho. Nossa secretaria de meio ambiente tem realizado um belo trabalho, mesmo em um ano desafiador, as questões ambientais seguem sendo prioritárias para o nosso município. Uma cidade que cuida do meio ambiente, está cuidado de forma indireta da saúde e da educação da nossa sociedade”, destacou Teresa Landim, prefeita de Brejo Santo.


“Nosso trabalho ainda não acabou. Nosso desejo é atingir uma gestão ambiental ainda mais adequada e ter um envolvimento ainda maior da sociedade. Sabemos que esse é um trabalho feito por muitas mãos e com esforço e dedicação, iremos colher frutos ainda melhores”, afirmou o Secretário de Meio Ambiente, José  Emídio


Sobre o Selo

O Selo Município Verde é um Programa de Certificação Ambiental Pública, instituído pela Lei Estadual nº13.304/03, alterada pela Lei nº16.128, de 14 de Outubro de 2016 e regulamentado pelos Decretos n.º 27.073/03 e n.º27.074/03. Identifica a cada dois anos os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados na salvaguarda ambiental, atendendo a critérios de conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Os 22 municípios classificados receberão da SEMA a Certificação e a Premiação Selo Município Verde durante solenidade ainda sem data marcada.



*Da redação do Blog do Mateus Silva com ASCOM/PMBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário