sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Veja a lista dos candidatos mais jovens a disputar o cargo de prefeito no Cariri

Com a média brasileira para candidatos a gestor municipal sendo acima dos 40 anos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a região do Cariri aparentemente registra bom número de concorrentes ao cargo de prefeito abaixo desta faixa etária. Mesmo com a média de idade maior, se comparado com as eleições municipais de 2016, o destaque vai para o registro de 17 candidaturas entre os nascidos nas décadas de 1980 e 1990.


Os candidatos mais jovens a prefeito são nos municípios de Jati, com a candidata Mônica Mariano (PSD), e em Santana do Cariri, com o candidato Pedro Henrique (MDB), ambos possuindo 30 anos. Jati possui apenas dois candidatos a disputar a Prefeitura Municipal. Mônica Mariano (PSD) e Dr. Aristóteles (PSB), possuem 30 e 31 anos, respectivamente, e os dois são os candidatos mais jovens a concorrerem sozinhos ao cargo na cidade e também no Cariri.


No Crajubar, o candidato mais jovem disputa eleição para prefeito de Barbalha. Dr. Guilherme (PDT), tem 34 anos, sendo esta a sua primeira candidatura e também o mais novo dentre os candidatos nas três principais cidades da região. Seu candidato a vice, o vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Vevé Siqueira (PT), também é um dos mais jovens a disputar o cargo na região, tendo 28 anos.


De todos os municípios caririenses, o que possui maior idade dentre estes é Pedro Marcos (MDB), candidato a gestor municipal em Abaiara, com 40 anos.


Mesmo não fazendo parte dos limites da nossa região, o município de Aiuaba, nos Inhamuns, é o mais próximo de nós a contar com um candidato abaixo dos 30 anos. Victor Valmir (PSB), de apenas 25 anos, também é o candidato mais jovem do Centro-sul cearense.


A média de idade dos candidatos que solicitaram registro para as eleições municipais em todo o país em 2020 é de 45,6 anos. O número cresce pelo menos desde 2012, quando era de 44,4 anos. No Cariri, a média das candidaturas também segue o índice, com registro de candidatos abaixo desta faixa etária em 16 dos 29 municípios da região.


*Da redação do Blog do Mateus Silva com George Wilson/Badalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário