quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Psiquiatra do Hapvida alerta “Ter saúde mental é imprescindível para a execução das atividades diárias

Foto: Reprodução

Especialista orienta como reconhecer o momento de buscar ajuda médica


A rotina e as relações interpessoais fazem parte do dia-a-dia das pessoas, nos mais diversos tipos de serviços, como no plantão hospitalar, no escritório, nas tarefas do lar, na sala de aula, na redação e em vários outros locais. A rotina, por exemplo, é saudável e aconselhável para que tenhamos assim um equilíbrio, mas em alguns casos específicos ela pode provocar uma insatisfação gerando uma má saúde mental.


Saúde mental é basicamente a ação de como respondemos ao meio externo relacionados à família, trabalho e a vida afetiva, no que tange principalmente as emoções positivas ou negativas como felicidade, alegria, tristeza, raiva ou inveja. É importante atentar para como conseguimos lidar com esses assuntos e dar prosseguimento a vida. Saúde mental é saber correlacionar os sentimentos com o que está acontecendo no dia-a-dia.


Em uma situação atípica como a atual pandemia da Covid-19, é comum que as pessoas tenham instabilidade emocional, é o que aponta um levantamento com 4.693 brasileiros, feito pela Área de Inteligência de Mercado do Grupo Abril, em parceria com a Mind Miners, onde mostra que 54% dos cidadãos estão extremamente preocupados com a situação da Covid-19, ou seja, vulneráveis a desenvolverem outros problemas.


Você tem uma boa saúde mental?

A rotina, às vezes, pode cansar e torna-se algo que passe a gerar insatisfação, onde aquilo que era feito com alegria, agora não cause mais prazer na execução, então é importante se atentar para isso, por exemplo. Bem como ações e reações muito intensas daquilo que antes o indivíduo não se preocupava e que antes não havia uma reação intensa, hora com ações agressiva e hora não dando tanta importância.


Carlos Wilson Marsaro, médico psiquiatra do Hapvida, explica que esses são alguns sintomas que as pessoas vão começar a apresentar. “É importante a pessoa começar a avaliar o que mudou na sua vida, aquilo que alterou o gosto e o prazer pelo que você fazia. É importante também buscar meios para tentar reverter a situação, como por exemplo praticar exercícios físicos”, disse.


Buscar ajuda profissional também é o meio indicado, pois o especialista conseguirá identificar com mais precisão as causas e consequências, auxiliando e dando suporte para o melhor caminho a ser percorrido no que tange a melhora do quadro em que a pessoa se encontra no momento.


*Da redação do Blog do Mateus Silva com Assessoria de Imprensa Commonike.

Nenhum comentário:

Postar um comentário