terça-feira, 27 de outubro de 2020

Operação contra garimpo ilegal cumpre mandados em Juazeiro e Jardim

A Polícia Federal cumpre desde a manhã desta terça-feira (27), pelo menos dez mandados de prisão e 13 de busca de apreensão em cidades no Ceará e no Pernambuco. Uma organização criminosa, que atuava com garimpo ilegal no sertão pernambucano, está sendo combatida, e diligências foram realizadas em Juazeiro do Norte e Jardim, a fim de identificar suspeitos de envolvimento nos crimes.


A operação contou com a participação de 57 policiais federais e foi oriunda de uma investigação conjunta realizada entre a Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro e o Ministério Público Federal.


Além do Cariri, as ações da Operação Frígia estão ocorrendo em endereços dos suspeitos localizados no município de Serrita, onde foram presos o vice-prefeito e mais três policiais militares, bem como em São José do Belmonte, Igarassu, em Pernambuco. Entre os investigados estão servidores públicos, financiadores, refinadores de minérios e receptadores. De acordo com a PF, o nome da operação, “Frígia”, faz menção à terra do rei Midas, da mitologia grega, onde tudo o que ele tocava virava ouro.


Foi constatado que a atividade do grupo criminoso consistia na extração de minérios em terrenos públicos e particulares, localizados na zona rural de Verdejante, com o consequente beneficiamento, que era realizado no município de Serrita. Os suspeitos podem responder pelos crimes de usurpação de bens da União, crimes ambientais, lavagem de capitais e organização criminosa. As penas podem chegar até a 20 ano de reclusão, além de multa.


“Os valores oriundos da venda eram colocados em circulação, com aparência de legalidade, por meio da aquisição de veículos e de outras condutas, atos consistentes em lavagem de dinheiro. Também se constatou que alguns pagamentos pelos serviços realizados em favor do garimpo eram feitos com verbas da prefeitura de Serrita”, diz a PF.


*Da redação do Blog do Mateus Silva com Site Badalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário