terça-feira, 1 de setembro de 2020

Imunologista ensina 5 passos para conviver com a baixa umidade do ar nessa época do ano

Foto: Divulgação


Médico explica que o clima deste momento é propício às doenças alérgicas


Neste mês de setembro, a perspectiva do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de “perigo”, por conta da baixa umidade do ar em cidades do Ceará. Alguns municípios apresentaram, mês passado, umidade relativa do ar variando entre 12% a 20%.


A baixa umidade do ar, característica desse período do ano pode trazer diversos incômodos, principalmente, para as pessoas que sofrem com problemas alérgicos.


Segundo a Organização Mundial de Saúde a umidade do ar varia de 40% a 70%. O Imunologista e Alergologista Dr. Cícero Inácio, do ICMED Cariri, diz que “Acima de 70% ela também se torna prejudicial, porque ela não deixa transpirar com facilidade a regulação térmica. Porém, abaixo disso 40%, ela também é muito danosa, principalmente, aqui na nossa região do Cariri que elas podem chegar a níveis críticos”.


Abaixo de 30% a umidade relativa do ar pode acarretar muitos danos à saúde. “A gente pode ter exacerbação de doenças alérgicas, como asma, rinite, dor de cabeça, aumentar as infecções virais e bacterianas. A gente pode deixar o sangue mais viscoso, porque ocorre desidratação, e tem algumas outras coisas que pioram isso, evitar a ingestão de água, se expor a temperaturas muito quentes isso acaba piorando”, explica o Imunologista e Alergologista Dr. Cícero Inácio.


O médico Cícero Inácio orienta ainda como as pessoas podem amenizar os sintomas causados pela baixa umidade do ar:


✓ Tomar muito líquido;

✓ Evitar sair nas horas de pico do sol;

✓ Evitar ambientes ensolarados e seco demais;

✓ Evitar bebidas alcoólicas, principalmente, destilados;

✓ Vasilha com água no ambiente funciona!


É que, caso esteja muito baixa a umidade do ar, o médico Dr. Cícero Inácio explica que “É interessante, também fazer uso de uma vasilha com água num ambiente o qual você esteja, ou se conseguir fazer uso de umidificador de ar quando estiver abaixo de 30%, acima de 30% não é recomendado”.


*Da redação do Blog do Mateus Silva com Assessoria Commonike

Nenhum comentário:

Postar um comentário