quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Museu Municipal é inaugurado em Brejo Santo


Na manhã desta quinta-feira 06/08, aconteceu a inauguração do Museu Municipal Marineusa Santana Basílio Leite. Um equipamento cultural que marca as comemorações alusivas dos 130 Anos de Emancipação de Brejo Santo. Um espaço de salvaguarda da história e da memória municipal. 


O museu fica localizado na Praça Padre Cícero, em frente ao Ginásio Welingtao.

A inauguração foi simbólica, seguindo as recomendações sanitárias e contou com a presença do Deputado Guilherme Landim, da Prefeita Teresa Landim e vice Bosco Sampaio, do Secretário de Cultura David Júnior, do idealizador, curador e ex-secretário de Cultura Vereador Miran Basílio a presidente da Câmara Carmem Martins, demais secretários e vereadores.

Para a prefeita Teresa Landim, o o museu é uma forma de eternizar legados e histórias dos Brejo-santenses. "É com muita honra que entregamos o primeiro Museu de Brejo Santo. Cultura é vida, é história. É uma forma de eternizar legados de grandes homens e mulheres, a exemplo da educadora Marineusa Santana Basílio Leite, que recebe esta justa e singela homenagem. Este mês, Brejo Santo celebra 130 anos de muita história, desafios e superações. Brejo Santo é terra de homens e mulheres determinados e inteligentes, então nada mais justo do que no mês do seu aniversário, presentearmos nossa sociedade, com esse importante espaço", concluiu a prefeita a nossa reportagem.


O secretário de Cultura David Júnior afirma que é uma obra que representa muito para o município. "Neste ano que comemoramos 130 anos de emancipação política, Brejo Santo entrega a população seu Museu Municipal, que carrega o nome da grandiosa historiadora, Marineusa Santana Basílio Leite, uma mulher que se dedicou a vida inteira a cultura, a arte e educação do nosso município", concluiu o Secretário.

O idealizador, curador e ex-secretário de Cultura Vereador Miran Basílio, destaca a importância do equipamento. "Hoje é um dia inusitado para Brejo Santo, onde a cultura está de parabéns, com a grande aquisição do Museu Municipal de Brejo Santo, denominado da grande amante da cultura, historiadora Marineusa Santana Basílio. Muito foram os trabalhos e visitas, dias incansáveis de muito trabalho. Me sinto muito feliz'', concluiu o vereador a nossa reportagem.


Confira algumas fotos:






*Da redação do Blog do Mateus Silva
*Fotos: Mateus Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário