segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Ceará autoriza retorno ao trabalho de idosos que já contraíram Covid-19 e se recuperaram

Foto: Pilar Olivares

Um decreto do Governo do Estado do Ceará publicado na noite de domingo (9) autoriza o retorno de idosos -- de 60 anos ou mais -- ao trabalho, desde que comprovem imunidade ao novo coronavírus. A comprovação pode ser obtida por meio de exames em pessoas que já tiveram a Covid-19 e se recuperaram da doença.


O decreto refere-se a trabalhadores acima de 60 (sessenta) anos ou com fatores de risco da Covid-19 que tenham comprovação de imunidade ou de que tenha contraído o coronavírus há mais de 30 (trinta) dias.


O decreto autoriza ainda atividade de lazer em condomínios de temporada ou veraneio em municípios que se encontram na Fase 4. Atualmente, apenas as cidades da Grande Fortaleza estão na Fase 4 da retomada econômica, a última etapa antes do retorno total das atividades. Nesses municípios, aulas presenciais e bares continuam suspensos.


Conforme o decreto, nos condomínios de veraneio ficam autorizados:

  • a prática esportiva individual sem contato e ao ar livre, sempre mediante o uso de máscaras de proteção e regras de distanciamento, permanecendo fechados os espaços de uso coletivo, como quadras e campos de esportes coletivos que propiciem contato entre os praticantes;

  • o uso de academias, limitado a 30% da capacidade, desde que não ocorram o contato físico ou o compartilhamento de materiais;

  • a utilização de piscinas, desde que evitadas aglomerações e reduzida a quantidade de cadeiras e mesas a 30% da capacidade total.

Regiões do Ceará fase de retomada econômica:

  • Fortaleza e Região Metropolitana seguem na fase 4 (cinemas e bares ainda não têm permissão de funcionamento);
  • Macrorregiões do Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe, Macrorregião Norte continuam na fase 2 (restaurantes podem funcionar com horários restritos);
  • Macrorregião do Cariri segue na fase 1 (restaurantes podem funcionar com maior restrição de horário e protocolo de segurança mais rígido).

*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações de G1/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário