sexta-feira, 10 de julho de 2020

Projeto do HGBSWL aproxima pacientes e familiares por meio da internet

Foto: Reprodução HGBSWL

Por: Nailê Vidal

A internet diminui a distância entre familiares e amigos e, ao mesmo tempo, acaba com a monotonia, dá ânimo e ajuda no restabelecimento da saúde. São apenas alguns minutos de conversa por dia, mas que fazem a diferença na vida do paciente internado na UTI ou no isolamento, como também na vida dos familiares.


Devido a algumas mudanças no fluxo de atendimento do Hospital Geral de Brejo Santo Deputado Welington Landim, durante o período que o mundo enfrenta a pandemia da covid-19, a interrupção temporária do horário de visita a pacientes internados, tornou-se um grande desafio para a equipe multiprofissional que atua na unidade e que sempre esteve ciente da importância das visitas diárias, diante dessa situação, surgiram os debates sobre como iriam dar continuidade a esse momento de humanização. Após aprovação da direção, foi dado inicio as visitas virtuais. 



As visitas acontecem por meio de vídeo chamadas através do aplicativo do whatsApp com a utilização de tabletes e celulares pertencentes a instituição, no momento do internamento é solicitado um número de um familiar ou responsável, que receberá a ligação diariamente, essas chamadas são sempre monitorados pela equipe multiprofissional do hospital e registradas em prontuário.  A ideia é que o serviço permita que familiares em casa possam conversar com os pacientes internados na UTI ou no isolamento, impedidos de receber visitas em função da pandemia do novo Coronavírus.

O projeto “corrobora", em tempos de pandemia, com a proposta da Política Nacional de Humanização, que tem o objetivo de ampliar o acesso dos visitantes às unidades de internação, mesmo que, ainda nessa fase de contingência do vírus, seja virtual. Isso também garante o elo entre o paciente, sua rede social e os diversos serviços da rede de saúde, mantendo latente o projeto de vida do paciente.

O projeto foi idealizado pela Equipe Multidisciplinar, sendo coordenado pelo Serviço Social, a Coordenação da UTI e a direção do hospital.  Na unidade, podem participar das visitas virtuais os pacientes de UTI e enfermarias que estiverem lúcidos. Após a implantação, a Equipe Multidisciplinar percebeu que os pacientes passaram a se sentir mais acolhidos e motivados.

"Poder sentir a emoção junto com os pacientes e familiares, nos atuais dias, é algo revigorante para o profissional que participa do momento da visita virtual, a alegria estampada nos rostos, os sorrisos e até as lágrimas, impulsionam os profissionais nesse momento tão difícil para todos".


Nailê Vidal
Assistente Social do Hospital Geral de Brejo Santo Deputado Welington Landim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário