quarta-feira, 1 de julho de 2020

Pesquisador Brejo-santense tem artigo publicado em revista de destaque no Cariri

Pesquisador Bruno Yacub. Foto: Reprodução
O pesquisador brejo-santense Bruno Yacub, teve seu texto intitulado “O BREJO ARCAICO E A GUERRA DE PINTO MADEIRA”, selecionado por meio de chamada pública, para compor a nova edição da revista Memórias Kariri.


O artigo selecionado apresenta a história esquecida do padre João Martins de Morais, natural da região do Poço, tendo participado ativamente na Guerra de Pinto, realizada em 1832, ao lado de um colega também de batina, o padre Benze Cacetes.

O jovem pesquisador é um dos colaboradores do coletivo cultural, A Munganga Promoção Cultural, e tendo Hérlon Fernandes como parceiro, vem realizando um trabalho de resgate da história do município. Suas pesquisas já foram publicadas em duas revistas da região; revista O Brejo, edição de 2019, com o artigo “DOS SANTOS DO BREJO AO BREJO DOS SANTOS”; e revista Itaytera, do Instituto Cultural do Cariri, edição também de 2019, com o seguinte artigo: “SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DE BREJO SANTO/CE: VIDA E MORTE DO CANGACEIRO RAIMUNDO MAXIMIANO DE MORAIS, VULGO MUNDINHO”.

A revista Memórias Kariri é um projeto de extensão e cultura desenvolvido desde janeiro de 2017 por meio do curso de Jornalismo da UFCA. Produzida semestralmente, a publicação desenvolve acervo acerca da memória do Cariri cearense. A revista traz perfis, crônicas, reportagens e ensaios fotográficos sobre histórias ou personagens da região.

Um importante meio alternativo para popularização de saberes, conhecimentos e vivências. A revista possibilita o devido reconhecimento e pertencimento das memórias por parte da população que reside no lugar de desenvolvimento da ação. O “Kariri” com “K” faz referência a tribo indígena Kariri, remetendo a ancestralidade das terras da região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário