quarta-feira, 29 de julho de 2020

Onda de notícias falsas e agressão dão tom de como deverá ser a campanha política no Cariri

Registro da agressão à Secretária de Abaiara nesta terça, 28 (Foto: Reprodução)
No último final de semana explodiu nas redes uma onda de notícias, constatações e informações falsas. Na mira, políticos pré-candidatos a prefeito em Juazeiro do Norte. Foram alvos ao menos quatro dos principais expoentes da política regional. Ontem (28), Maria Tavares,  Secretaria de Assistência Social de Abaiara, foi agredida por um homem no Centro da cidade. A motivação, segundo alguém próximo, foi política.


É possível que esse seja o tom das Eleições 2020 na região. Nem é preciso lembrar da tragédia ocorrida em Granjeiro, que resultou em uma morte e na prisão de dois agentes políticos. O que deve ocorrer esse ano é mais uma chuva de fake news, ânimos exaltados e troca de acusações. Não é difícil imaginar esse cenário.

Sobre a disseminação de acusações falsas, tornou-se trivial inventar verdades, principalmente em grupos de troca de mensagem. Quando não, é fácil também indicar que determinada notícia é falsa, mesmo que a matéria tenha sida apurada com responsabilidade.

O campo das redes sociais ainda é muito obscuro. A gravidade se reflete em uma decisão tomada no dia 24 de julho pelo ministro Alexandre de Morais, do STF. Contas de aliados do presidente Bolsonaro foram retiradas do ar. A ação fez parte do Inquérito das Fake News. É necessário uma atitude enérgica em cunho regional.

E as atenções devem se voltar principalmente para aplicativos como WhatsApp. É nessa plataforma que costumam surgir o que antes se chama de simples boatos, mas que agora podem decidir o rumo de uma eleição (vide o que ocorreu em outros países). Cidades como Juazeiro do Norte, onde a disputa é acirrada e aberta, são terreno fértil para esse tipo de conduto.

É justo por isso que a Polícia Federal deve agir com o Ministério Público.

VÍDEO:


Registro da agressão à Secretária de Abaiara nesta terça, 28 




Por Felipe Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário