terça-feira, 16 de junho de 2020

Brejo Santo - 108 anos de Existência da Imagem do Coração de Jesus

Neste dia 15 de Junho de 2020, a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus comemora os 108 anos da Imagem do Sagrado Coração de Jesus. Quando do falecimento do Padre Viana, o Renomado Padre Leolpoldo Fernandes Pinheiro assumia a Paróquia de Brejo Santo, pároco de 1911 a 1913, então, encontrando a imagem primeira adquirida pelo Coronel Basílio, tratava-se de uma imagem pequena, tratou logo o Padre Leolpoldo de encomendar uma nova e graciosa Imagem do Padroeiro Coração de Jesus na FRANÇA.


A imagem chegou em nossa Terra aos 15 de Junho de 1912, tendo havido uma celebração e afixação da mesma no altar com um grande número do fiéis presentes. O padre Leopoldo era natural de Solonopolis, irmão de Dona Dorinha Pinheiro Basilio e do coletor Mizael Fernandes Pinheiro. Padre Leolpoldo destacava-se por ser um intelectual, vencedor de concurso de poesias no Estado do Ceará nas décadas de 30 e 40. 

Orador que encantava, escrevia sobre vários temas, notadamente genealógicos e históricos. Jornalista de poucos recursos e grandes conhecimentos. Em 1940, publicou o livreto " Homenagem ao Coronel Basílio Gomes, o honrado Chefe de Brejo Santo". Existe Homenagens póstumas ao referido sacerdote em Sobral, Rio de Janeiro e, em Brejo Santo, uma rua no Bairro René Lucena, projeto de autoria do Vereador Miram Basílio e, também uma clínica cardiológica em seu nome de propriedade do médico Sebastião Gomes de Almeida. 


Texto produzido pelo advogado e Historiador Dr Miram Basílio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário