sábado, 16 de maio de 2020

Assis Pires – O tipógrafo, agricultor e homem de ferro


Francisco de Assis Pires nasceu no dia 13 de julho de 1936, em Crato-Ce. É jovem trabalhador que está a caminho dos seus 84 anos de idade, com muita força e coragem, pois ainda planta feijão e milho, colhendo-os com harmonia e sobrevivendo no seu dia-a-dia com muita determinação.


Ele atuou por volta de 30 anos no ramo da tipografia, que etimologicamente significa impressão, com mecanização das escritas feitas através da tecnologia com argila, madeira e até bronze. Seu Assis Pires já morou em Brejo Santo e trabalhou por volta dos anos 80 na Tipografia de Seu Benone, em que lembra com muita vivacidade, característica nata dele.

Seu Assis atendeu muitas pessoas com o trabalho de chapista, mas uma grande personalidade que ele faz questão de frisar é Luiz Gonzaga, o rei do baião, que vinha de Exú-Pe a Crato para providenciar pessoalmente toda a produção de cartazes, panfletos, ingressos para os seus shows, que na época era tudo elaborado com as máquinas de tipografia. Ele até fala que Gonzagão chegava na Gráfica com aquele vozeirão, solicitando agilidade nas encomendas para dar de conta dos pedidos, afirma Seu Assis.

A carteira de trabalho de Seu Assis é datada de 16 de julho de 1963, e que afirma que ter um documento assinado nessa época era de muita alegria e satisfação. 



Hoje, em época de Pandemia, Seu Assis começou a conhecer o mundo digital através do computador, que antes era desconhecido para ele, pois a invenção dessa máquina deu-se nos anos 40, e Seu Assis já tinha quase uma década de vida.
Abaixo veremos a digitação realizada pelo Seu Assis com seu nome completo: franciscodeassispires




Colaborador: Adriano Evangelista
Fotos: Adriano Evangelista e arquivo pessoal

Um comentário: