quinta-feira, 12 de março de 2020

Janela partidária vira desespero para vereadores; temem ficar sem legenda

Foto: Divulgação
Por: Madson Vagner

A chamada “janela partidária”, período permitido pela Justiça Eleitoral para a troca de partidos, tem uma nova discussão este ano. O debate agora é sobre a sobrevivência política. A janela, que abriu dia 5 de março e vai até 3 de abril, traz poucas alternativas para os vereadores eleitos trocarem de legendas.


Sem as coligações, os partidos terão que apresentar chapas próprias para concorrer com seus próprios votos. A expectativa é que a nova lei motive a implosão de várias siglas no Cariri, que deve ter a menor participação de partidos de sua história eleitoral.

Recusados por partidos articulados com vários nomes, os vereadores eleitos devem se unir em poucas siglas, partindo para disputas mais que acirradas. A avaliação é que, pelo menos, metade dos atuais parlamentares não consigam retornar ao Legislativo.

Nos bastidores, a sensação é de indefinição e a decisão deve para os dias mais próximos ao fim da janela. Alguns parlamentares disseram que a estratégia é manter os diálogos e negociações com diferentes siglas até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário