quarta-feira, 4 de março de 2020

111 anos de Patativa: Secult realiza o XVI Patativa do Assaré em Arte e Cultura

Foto: Divulgação
Entre os destaques desta edição estão a entrega da Comenda Patativa do Assaré e o lançamento do livro “O Melhor do Patativa do Assaré”, publicado pela Secult e Seduc, com organização de Gilmar de Carvalho.


Apresentações culturais, shows, contação de histórias, lançamentos de livros, palestras e a entrega da Comenda Patativa do Assaré, instituída pelo Governo do Estado do Ceará, marcam a 16ª edição do Patativa do Assaré em Arte e Cultura. O evento, que acontece de 3 a 5 de março, na cidade onde o poeta popular nasceu, é uma realização da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e do Governo Municipal de Assaré, por meio da Secretaria da Cultura do Município, e conta com a parceria da Fundação Memorial Patativa do Assaré, do Sesc – Crato, do Sistema Fecomércio e da Universidade Regional do Cariri (URCA).


Para comemorar os 111 anos que Antônio Gonçalves da Silva – o Patativa do Assaré – faria se estivesse vivo, uma grande programação foi pensada, para levar a poesia e o retrato do sertão a cada vez mais pessoas, preservando a memória e identidade cearense. As atividades acontecerão em escolas e espaços públicos de Assaré, tudo com entrada franca, reunindo artistas locais, mestres da cultura e pesquisadores da obra de Patativa.

Entre os destaques desta edição, no dia 5/3, está a entrega da Comenda Patativa do Assaré. condecoração do Governo do Ceará, entregue por meio da Secult, que visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levam adiante os saberes e os fazeres da cultura popular tradicional. Neste ano, os agraciados foram: o cineasta Rosemberg Cariry; o pesquisador e jornalista Gilmar de Carvalho; a cordelista Josenir Lacerda; o cantor e compositor Raimundo Fagner; e o pesquisador e escritor Oswald Barroso.

Durante o XVI Patativa do Assaré em Arte e Cultura, também no dia 5/3, será lançado o livro “O Melhor do Patativa do Assaré”, de organização de Gilmar de Carvalho. Trazendo mais de 50 poemas de Patativa, a obra, que terá distribuição gratuita nas escolas públicas do Estado, é uma publicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), com apoio da Fundação Memorial Patativa do Assaré.

XVI PATATIVA DO ASSARÉ EM ARTE CULTURA PROGRAMAÇÃO 2020

Terça-feira (03/03)

MANHÃ
8h – Abertura do XIV Patativa Do Assaré em Arte Cultura com o Projeto Expoarte – Escola Antonio ngelo Da Silva.
Local: Casa do Patativa Serra de Santana, Assaré, Ceará.

9h – Projeto Inspiração Nordestina e Contação de Histórias – participação do SESC Crato. Local: Escola Maria Isabel (Av. Manoel Gonçalves, Assaré)

Rodoró (Território Palavreado) Grupo: Bete Pacheco Avenida Manoel Gonçalves, Vila Salvador, Assaré, Ceará.

TARDE

13h30 – Projeto Inspiração Nordestina e Contação de Histórias participação do SESC Crato. Local: Escola Maria Isabel (Av. Manoel Gonçalves, Assaré)

Rodoró (TERRITÓRIO PALAVREADO) Grupo: Bete Pacheco
Avenida Manoel Gonçalves, Vila Salvador, Assaré, Ceará.

15h – Projeto Aqui Tem Coisa. Local: Escola Batistina Braga

16h – Cortejo (TERRITÓRIO BRINQUEDO) SEDE Saída da Esc. Batistina Braga – Cortejo da Tradição – Ruas da Cidade. (SESC\ INSTITUTO\ BANDAS \ FANFARRAS \ GRUPOS DE ASSARÉ \ MESTRES DA CULTURA)

NOITE

18h30 – Encontro de Bandas de Músicas da Região – no palco Patativa do Assaré.

21h – Show- Palco Patativa do Assaré . Local: Calçadão Municipal. (Atrações a definir)



Quarta-feira (04/03)

MANHÃ

7h – Abertura de visitação do projeto Inspiração Nedina “Patativa em Cena”. Local: Escola Nedina Onofre Bairro Pedra de Fogo, Assaré, Ceará.

8h –PROJETO CAFÉ LITERÁRIO NA ESCOLA ESTADUAL RAIMUNDO MOACIR ALENCAR MOTA. Homenagem: Poeta Sérgio Batista Local: Escola Moacir Mota Centro, Assaré, Ceará.

TARDE

13h – Seminário Apresentação dos Programas do SESC – Crato . Tema: Conheça mais sobre os programas do SESC. Palestrantes: Heliane Aragão Gerente Unidade Sesc Crato. Abertura da Exposição “O sonho que cura” (TERRITÓRIO VISAGEM) Local: Memorial Patativa do Assaré Centro, Assaré, Ceará.

14h30 – Lançamento do Livro Um Sertão Encantado. ( De: AntºIraildo e Mª do Socorro ) Local: Memorial Patativa do Assaré Centro, Assaré, Ceará.

15h30 – Lançamento do Pacote de Cordéis do Projeto Cordel na Feira de Assaré e certificação dos parceiros culturais. Local: Memorial Patativa do Assaré Centro, Assaré, Ceará.

NOITE

18h30 – Inauguração dos Portais Turísticos de Assaré. Local: Avenida Perimetral \ Praça do Portal Turístico Bairro Moêda.

21h –Show– Palco Patativa do Assaré. Com Fábio Carneirinho, Cicero do Assaré, Toca do Vale e Salva de Fogos.

Quinta-feira (05/03)

TARDE
14h -Entrega oficial de Títulos aos novos Mestres da Cultura Assareenses. Dona Inês – Guardiã da Cultura Ceci do Assaré – Poeta Dona Lúcia – Doceira Dona Marlene – Caretas Local: Memorial Patativa do Assaré Centro, Assaré, Ceará

15h – Mesa redonda “Os Mestres da Cultura”, com Alênio Carlos Noronha Alencar – Coordenador de Patrimônio Cultural e Memória da Secult Ceará e Vagner Gois, Secretário de Cultura de Assaré.

NOITE

18h – Missa em ação de graças pelo aniversário de 111 anos do Poeta Patativa do Assaré – Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora Das Dores Centro, Assaré, Ceará

19h – Entrega da Comenda Patativa do Assaré do Governo do Estado do Ceará. Agraciados: Rosemberg Cariry – Cineasta; Gilmar de Carvalho – Jornalista e Pesquisador; Josenir Lacerda – Cordelista; Raimundo Fagner – Cantor e Compositor; Oswald Barroso – Jornalista e Pesquisador. Local: Memorial Patativa do Assaré Centro, Assaré, Ceará

20h – Lançamento do Livro “O Melhor do Patativa do Assaré” – Secult-CE / Organização: Gilmar de Carvalho

20h30 – Entrega do Título de Cidadão Assareense. Agraciados: Luis Gastão e Fabiano Piúba. Local: Memorial Patativa do Assaré
Centro, Assaré, Ceará


*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações da SECULT-CE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário