terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Brejo Santo apresentou Cobertura Vacinal acima de 75% em 2019

Brejo Santo está entre os municípios que apresentaram Cobertura Vacinal acima de 75% em 2019.


No Ceará, 106 cidades não alcançaram 75% da cobertura vacinal nas seis principais vacinas. Os dados são do Sistema Informatizado do Programa Nacional de Imunização.

Dentre esses 106 municípios, 21 não atingiram sequer 70% de cobertura, embora a meta seja de 90% para a BCG e 95% para os demais tipos de vacina.

As seis principais vacinas são: BCG, Pentavalente, VIP (contra Poliomielite), Pneumocócica 10v, Meningocócica C e Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). 

As 21 cidades onde a situação é mais grave são: Barreira, Barro, Caridade, Granjeiro, Ipu, Irauçuba, Itaitinga, Jardim, Jucás, Maracanaú, Mulungu, Nova Olinda, Pacajus, Paracuru, Parambu, Pedra Branca, Pentecoste, Reriutaba, Santa Quitéria, São Luís do Curu e Uruoca. 

O MPCE irá cobrar de todos os municípios o cumprimento da meta.

Conforme o coordenador do Caocidadania, promotor de Justiça Eneas Romero de Vasconcelos, a falta de cumprimento das metas de cobertura vacinal tem contribuído para o retorno de uma situação antes já superada com graves prejuízos para a saúde pública e para a população. “A atual situação da cobertura vacinal na maioria das cidades é muito grave e torna as crianças suscetíveis a contrair doenças imuno-previníveis, criando ainda, o risco da reintrodução de doenças já erradicadas. O programa de vacinação brasileiro é muito respeitado, mas é necessário o engajamento dos Municípios e da sociedade local para que as vacinas beneficiem a população. Estamos correndo o risco de voltar a ter epidemia de doenças de que ninguém mais nem ouvia falar” ressalta o promotor de Justiça.  

Em 2019, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, aprovou o projeto de Lei 36/19 ,de autoria do Deputado Guilherme Landim, que torna obrigatória apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula escolar, e é válida para todas as instituições de ensino no estado do Ceará.
A Lei tem o objetivo de estimular a vacinação infanto-juvenil a fim de promover, com o auxílio das escolas, a conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância de seguir o calendário de vacinação com imunizações que são oferecidas gratuitamente pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. 

*Da redação do Blog do Mateus Silva com dados do Sistema Informatizado do Programa Nacional de Imunização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário