segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Cariri festeja Dia de Reis

Foto: Adriano Evangelista
O reisado é uma manifestação cultural presente no Cariri cearense que aglomera vários grupos de tradição, que popularmente tem grande destaque nas ruas, comunidades, terreiros e bairros dos municípios cearenses.


Em Juazeiro do Norte, o Ciclo de Reis deu-se início com um grande cortejo no dia 23 de dezembro de 2019, em que as ruas do centro da cidade ganhou um colorido dançante, com apresentações artísticas e muito barulho dos bacamarteiros. A cada dia, em vários bairros diferentes, os grupos realizaram diversas apresentações, como forma de resgatar a cultura da folia de Reis e seus costumes com brincadeiras e muita dança em louvor ao Menino-Deus. 

O encerramento será hoje a partir das 18h, com a queima das palhinhas na Praça Padre Cícero, e logo após terá várias performances na Alameda.

Já em Crato, os festejos natalinos com a cultura popular no Cariri, desenvolveu diversas atividades, como apresentação do Reisado de Congos do Mestre Aldenir, que aconteceu no dia 28 de dezembro, na Encosta do Seminário, como também um cortejo no dia 05 de janeiro, nas ruas da cidade, passando pela Sé Catedral N.S. da Penha,  culminando na Praça da Sé com várias apresentações simultâneas, deixando o público presente surpreendido com tanta beleza cultural.

Acontecerá também hoje, dia 06 de janeiro, um Laboratório da Tradição Oral, promovido pela Escola Narradores Cariri, mediada por Dane de Jade, no terreiro do Mestre Aldenir, em Crato.

O Sesc Cultura de Raiz, unidade Juazeiro terá programação especial para o dia de Reis, com  muita alegria e apresentações de grupos de reisados durante todo o dia que festeja a folia de Reis, nos bairros João Cabral, Pirajá, Aeroporto, Jardim Gonzaga, Pio XII e na cidade de Potengi, com o Reisado de Caretas de Couro.



Sobre o dia de Reis
O dia de Reis é comemorado anualmente em 6 de janeiro, também conhecido como Dia dos Reis Magos. É uma celebração popular, mística e cultural.

De acordo com os cristãos, existem relatos bíblicos que teria fundamento essa tradição oral, pois foi nesta data que o Menino Jesus recebeu a visita de três reis magos (Belchior, Gaspar e Baltazar) os quais lhe trouxeram presentes simbólicos: ouro, incenso e mirra.

Cada presente tem um significado: o ouro indica o reconhecimento de Jesus como rei; o incenso, remete à sua divindade; enquanto a mirra representa as características humanas de Jesus.



Colaborador: Adriano Evangelista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário