quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Prefeitura aguarda repasse de Brasília para pagar médicos da UPA em Juazeiro

Foto: Guto Vital
O sindicato dos Médicos do Ceará informou nesta quarta (4), que médicos da UPA de Juazeiro do Norte estão pedindo demissão em massa por conta de atrasos no repasse e falta de reajuste salarial no município. O órgão afirma que profissionais "desistiram de aguardar a prefeitura" e pediram o desligamento. A nota foi lançada no site da entidade.


O sindicato diz também que esteve em Juazeiro em abril e outubro "para intermediar a negociação entre os profissionais, a prefeitura, o Ministério Público do Estado (MPCE) e o Instituto Médico de Gestão Integrada (IMEGI)". Os encontros, de acordo com a nota, foram motivados, principalmente, devido à "situação difícil enfrentada nas unidades quanto às más condições de trabalho, desrespeito aos direitos dos profissionais e os prejuízos causados na assistência prestada".

Dentre as reivindicações estão: reajuste salarial; e a manutenção de um médico plantonista extra para completar a escala de plantões com ocorrência de superlotação.


Outro lado

A prefeitura, através da Secretaria da Saúde, informou em nota que aguarda repasse financeiro do Ministério da Saúde para realizar o pagamento ao IMEGI, empresa que administra a UPA do Limoeiro.

Sobre o pedido de desligamento de alguns plantonistas, a secretaria diz que já estão sendo contratados substitutos e os atendimentos estão acontecendo normalmente, com a escala do mês de dezembro completa.

A pasta diz ainda que 26 equipes de Saúde da Família estão atualmente sem médicos, mas que as Unidades Básicas de Saúde não estão sem funcionamento, e contam com o suporte dos demais profissionais para acolhimento e encaminhamento das demandas. Há sete UBS com funcionamento ampliado, das 18 às 22h, como também o Hospital Estephânia, para dar a assistência aos casos que não são de urgência e emergência.


*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações de Felipe Azevedo/Site Miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário