quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Deputado Guilherme Landim propõe casas de reabilitação especializadas no Ceará

Foto: Reprodução
Deputado estadual apresenta Projeto de Indicação que determina a instituição de um Centro de Reabilitação e Tratamento para cada macrorregião administrativa do Ceará. Caso o Projeto seja aprovado, o serviço será gratuito e as unidades devem contar com equipe assistencial formada por médico psiquiatra, enfermeira, assistente social, nutricionista e psicólogo.


No total, o Ceará é divido em oito macrorregiões. São elas: Cariri, Centro Sul, Vale do Jaguaribe, Sobral, Ibiapaba, Litoral Leste, Litoral Norte e Litoral Oeste/Vale do Curu. De acordo com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, estima-se que menos de 10 entidades atuem como Centros de Reabilitação e Tratamento gratuitos em todo o Estado.

Na justificativa do Projeto de Indicação 433/19, o deputado estadual Guilherme Landim (PDT) afirma que é imprescindível que o Estado desenvolva políticas públicas na área da saúde voltadas para o acompanhamento, tratamento e reabilitação de dependentes químicos.

Em entrevista ao Site Miséria, o parlamentar reconheceu que para tratar uma dependência química é necessário um trabalho amplo e a ajuda do Estado. "Nós sabemos que existem várias clínicas particulares em muitas cidades do Estado que muitas vezes não fazem o trabalho como deveriam fazer e o Poder Público tem que entrar também nessa seara", declarou.

Além dos serviços de tratamento e reabilitação, os Centros propostos pelo deputado Guilherme Landim também ofertarão cursos de capacitação técnica e profissional, com o objetivo de reinserir os dependentes químicos à sociedade e ao mercado de trabalho. Esse trabalho deve contribuir para o estabelecimento da paz social em todo o Estado.

O documento foi apresentado à Assembleia Legislativa e segue para análise das comissões, de onde deve retornar ao plenário para ser apreciado pelos demais parlamentares.


*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações do Sarah Gomes/Site Miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário