terça-feira, 29 de outubro de 2019

Artista do couro, Mestre Espedito Seleiro completa 80 anos

Foto: Reprodução
Espedito Seleiro completa 80 anos nesta terça-feira (29). Como é de costume, o aniversário do Mestre será comemorado no Calçadão de sua loja, no centro de Nova Olinda.


Nascido em Arneiroz, no Sertão do Inhamuns, Espedito Seleiro aprendeu a transformar o couro aos oito anos de idade. A vocação veio do pai e do avô, ambos vaqueiros e seleiros. Os longos anos de ofício levaram o artista a adquirir uma estética própria, com grande influência da cultura cigana. A combinação entre arranjos, cortes, texturas e coloração em tingimento natural marcam a assinatura de Espedito Seleiro.

“Tem gente que chega lá em casa, aí diz: mas, Seu Espedito, por que que toda peça sua tem um coração? Digo: porque eu faço de todo coração, né?”

As peças de Espedito Seleiro foram se diversificando com o tempo. Além das costumeiras peças para vaqueiros, tropeiros e cangaceiros, o artista agora também produz calçados, bolsas, chapéus, carteiras, bancos, poltronas e gibões. Suas peças ganharam as passarelas e as vitrines de grandes marcas brasileiras e, hoje, são vendidas em diversos estados do Brasil e exportadas para outros países.

Com medo de que o conhecimento de manipulação do couro fosse perdido em seu falecimento, Espedito Seleiro ensinou o ofício aos irmãos, filhos e netos. Mas não parou por aí. Em seguida, o Mestre fundou a Oficina Escola Espedito Seleiro, onde ensina a confeccionar produtos em couro e a relação entre a prática e o modo de viver nordestino. O lugar é um dos pontos turísticos mais importantes do Ceará.

Os anos de dedicação à cultura renderam a Espedito Seleiro o título de Mestre, reconhecido pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado do Ceará.

SERVIÇO
Nova Olinda, Cariri, Ceará, Brasil.

80 anos do Mestre Espedito Seleiro
16h – Mestre Nena com os Bacamarteiros da Paz
16h30 – Missa de Ação de Graças
18h – Mestre Aldenir com Reisado de Congo
18h30 – Os parabéns
19h – Show de Joquinha Gonzaga

*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações de Sarah Gomes/Agência Miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário