quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Instituto de Arqueologia do Cariri realiza escavação em Brejo Santo, com as presenças de dezenas de alunos da cidade

Foto: Reprodução
Por Ronuery Rodrigues

Uma equipe de pesquisadores e arqueólogos de Instituto de Arqueologia do Cariri – Dra. Rosiane Limaverde (FCG/URCA), à serviço da A&R Arqueologia, Consultoria e Produção Cultural Ltda, esteve em Brejo Santo de 27 a 01 de setembro para a execução de projeto de gestão do patrimônio arqueológico do Sítio Serrote da Nascença, que fica localizado no bairro Renê Lucena. 


A atividade foi coordenada pela arqueóloga Heloísa Bitú. A prefeitura, através da Secretaria de Educação, prestou apoio logístico e se dispôs a apoiar a realização de um programa de educação patrimonial, que além de proporcionar o acompanhamento in loco das atividades de escavação e resgate do acervo, contará com uma formação direcionada aos professores da Área de Humanas sobre a importância da preservação da memória dos povos e grupos pretéritos que ocuparam a região, conforme explicou a arqueóloga Heloísa.

As crianças e jovens do 5º aos 8º anos das escolas: Heráclides Lucena Miranda, Padre Pedro, Historiador Padre Gomes, participaram da visita e tiveram o privilégio de vivenciar todo o processo metodológico do trabalho arqueológico em campo, além de acompanhar os procedimentos de coleta de amostras para datação radiocarbônica. Fato que trará informações mais precisas sobre o período de permanência destes grupos no vale brejo-santense.

Durante a escavação foi encontrado uma estrutura de pedra com pedaços de carvão e alguns pedaços de cerâmica que possivelmente remetem a objetos indígenas.Para a professora Fátima Teles que participou do momento como convidada disse que os achados arqueológicos podem favorecer a história da cidade para que ela possa ser recontada no futuro.

“Porque nós não podemos mais, quando essa datação vier, desse acervo, ninguém mais pode dizer se realmente foram os índios Kariris, os primeiros a pisarem em nosso chão, quem sabe se não foram outros povos antes dos Kariris, mais primitivos”, cogita.

Jornalista Ronuery Rodrigues | Papo Reto Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário