segunda-feira, 29 de julho de 2019

Pesquisadores de 11 estados brasileiros participam do Cariri Cangaço em Brejo Santo


Brejo Santo recebeu no último sábado, 27, a edição comemorativa do Cariri Cangaço - 10 Anos, o maior evento sobre o cangaço do Brasil.


O evento articulado pela Prefeitura Municipal de Brejo Santo, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos e o Cariri Cangaço reuniu pesquisadores de 11 estados brasileiros que vieram conhecer as rotas e histórias do fenômeno do Cangaço no município.


Apresentações artísticas, lançamento de cordéis, forró pé de serra, conferências, visitas técnicas, entrega de comendas a personalidades e historiadores Brejo-santenses, e conferência sobre a passagem do Cangaço em Brejo Santo fecharam com chave de ouro a edição do Cariri Cangaço de número 10.

Outro ponto alto do evento foi o lançamento do livro "Voo do Zabelê", de autoria do brejossantense Dr. Wanderlei Landim, que teve sua obra apresentada pelo sobrinho, o médico Dr. Welilvan Landim. Na oportunidade o Sr. Wanderley Landim foi agraciado com comenda de Honra ao Mérito Cultural, pelos relevantes serviços prestados à Cultura do Cariri.


Após o almoço de confraternização, os pesquisadores seguiram para as visitas técnicas à Capela da Cachoeirinha, ao túmulo do Major Firmino filho do Major Zé Inácio do Barro, e à Gruta do Cangaceiro João Calangro, onde o mesmo refugiou-se por 30 dias, fugindo das forças policiais do Cariri, no ano de 1878. 



A pedra fica no alto da Serra da Canabravinha, no Poço, a 38Km de distância do centro da cidade, e a 2.622 m de altitude, de onde é possível avistar os estados do Pernambuco, Paraíba e Ceará.

*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações da Secultbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário