quarta-feira, 3 de julho de 2019

Festa do Pau da Bandeira de Barbalha recebe homenagem em Fortaleza

Foto: Divulgação ALCE
A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio encerrou no último dia (13), mas as repercussões continuam. Na sessão solene do dia 01, na Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza, o aniversário de 91 anos dos festejos ao Santo Casamenteiro foi comemorado dentro do Plenário 13 de Maio, com representações e apresentação da banda Cabaçal São José.

O evento surgiu através de um requerimento do deputado estadual Fernando Santana (PT). Estiveram presentes diversos carregadores do Pau da Bandeira, o padre Antonio José do Nascimento, o capitão do Pau da Bandeira, Rildo Teles, e o representante do Centro Pró-Memória de Barbalha Josafá Magalhães, Josier Ferreira da Silva, Dorivan Amaro, vereador de Barbalha, familiares do carregador Careca in memorian, dentre outras figuras de importância para a história da festa.

Rildo Teles, capitão do Pau da Bandeira desde 2000, fala que é importante esse reconhecimento e que isso auxilia no crescimento da festa. “Tenho a maior felicidade da minha ida em continuar fazendo esse trabalho com meus carregadores. Essa homenagem é dividida com cada barbalhense, cada carregador, é de grande alegria. Que viva Santo Antônio, que viva Barbalha e viva os carregadores”, completa o capitão.

Diversas personalidades ligadas a festa, além de autoridades políticas e religiosas receberam certificados. Entre os homenageados, estão o Camilo Santana, governador do Ceará; Fabiano dos Santos Piúba, secretário de Cultura do Estado (Secult); José Nobre Guimarães (PT/CE), deputado federal; e o Dorivan Amaro dos Santos, vereador de Barbalha.

Reconhecida desde 2015 como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha aumenta cada vez mais a participação dos diversos públicos que se dividem entre o sagrado e o profano. No ano de 2018, o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará (Coepa) reconheceu o evento como Patrimônio Cultural do Ceará.
*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações de Fernanda Alves/Badalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário