sábado, 22 de junho de 2019

WORKSHOP Psicopedagogia e as dificuldades e transtornos de aprendizagem


Aconteceu em Juazeiro do Norte, hoje, dia 22 de junho de 2019, I WORKSHOP Psicopedagogia e as dificuldades e transtornos de aprendizagem, com a palestrante Jossandra Barbosa (Psicopedagoga, autora de grandes obras, presidente do Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil - SINDPSICOPp-BR).

O evento reuniu diversos profissionais da região do cariri, no Memorial Padre Cícero, com acolhida realizada com músicas apresentadas pela Banda de Música do Colégio Militar e aluno da APAE de Juazeiro do Norte.

O objetivo do encontro é articular e potencializar a atuação dos Psicopedagogos na Região do Cariri, aprimorando os processos de ensino e aprendizagem no olhar psicopedagógico, como relata o Professor Robério Nobre

A professora Jossandra Barbosa proferiu a palestra com muita maestria e conhecimentos da área de Psicopedagogia, citando os desafios dos Anos Finais no Ensino Fundamental, enfatizando o foco, memória, raciocínio para guardar a longo prazo e não determinar o conhecimento através da técnica da memorização, pois a aprendizagem fica superficial. 

Ela também destacou os aspectos neurológicos para o desenvolvimento da aprendizagem: gnosias, praxias, atenção, memória, pensamento e linguagem. Jossandra Barbosa afirma que o processo educativo é um processo doloroso para o cérebro, pois o aluno vê, escuta, ler, escreve ao mesmo tempo em um ambiente escolar, por isso é necessário um olhar cuidadoso e profissional para os discentes.

O evento foi organizado pela Subsecretaria do Estado do Ceará na pessoa do DME - Pp Alrizio e foi finalizado com agradecimentos aos participantes, equipe de trabalho e palestrante.

Abaixo você confere áudio da presidente e palestrante do evento.
Colaboração: Adriano Evangelista

Nenhum comentário:

Postar um comentário