sexta-feira, 14 de junho de 2019

Vila da Música será rebatizada em homenagem ao Monsenhor Ágio Moreira

Foto: Divulgação
Durante cerimônia de despedida do Monsenhor Ágio Augusto Moreira, falecido por causas naturais no último dia 12, aos 101 anos, em Crato, o governador Camilo Santana anunciou o envio de proposta para rebatizar a Vila da Música em homenagem ao sacerdote.

“Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira” deve ser o novo nome do equipamento que é o primeiro estatal de cultura no interior do Ceará, fruto da concretização e continuidade do trabalho iniciado por Padre Ágio com a Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel) há 45 anos.

Emocionado, Camilo Santana declarou “o padre escolheu o instrumento mais importante, a educação através da música para criar esperança e libertar as pessoas”.

“Ele começou com filhos de agricultores, pessoas que trocavam, à noite, foices e enxadas por violões e violinos, quantas crianças passaram por ele e se transformaram – tudo isso através da música”, disse.

Também presente, o secretário estadual de Cultura Fabiano Piúba elogiou a decisão: “Trata-se de uma bela homenagem, porque só existe a Vila da Música, porque existiu o Padre Ágio. Porque existiu a sua história aqui na comunidade de Belmonte, na formação humana e cidadã através da música, através da arte”.

Nascido em Assaré, em 1918, Ágio tornou-se conhecido por seu trabalho na educação e cultura ao fundar a Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel) e a Orquestra Polifônica do Crato. Personagem de destaque na história da região do Cariri, Padre Ágio foi um sacerdote querido pela Igreja e pela comunidade, exímio escritor e músico, além de professor de canto gregoriano, italiano, grego e francês no Seminário São José.

Fundada na década de 1970, a Sociedade Lírica do Belmonte deu origem a Escola de Educação Artística Heitor Villa Lobos que, por anos a fio, veio formando crianças, jovens e adultos nas artes musicais e artísticas.

A instituição tem como temas centrais a socialização, a formação humana e o ensino musical, diretrizes estas que foram incorporadas à Vila da Música, fomentando a cidadania através da educação musical e criando oportunidades para o desenvolvimento humano, econômico e territorial sustentável.

Atualmente, a Vila da Música abriga 600 alunos em 90 cursos.

*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações de Alana Soares/Site Miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário