quinta-feira, 6 de junho de 2019

Juazeiro tem 5º dia consecutivo de alta procura por vacina da gripe; 21 casos foram notificados

Foto: Alana Soares
A procura pela vacina contra a gripe Influenza H1N1 continua intensa em Juazeiro do Norte. Sem doses nos postos de saúde, pessoas têm recorrido a clínicas particulares que se encontram congestionadas e também à espera das dosagens para serem vendidas.

Logo cedo nesta quinta-feira, 6, dezenas de pessoas se amontoavam nos hall de clínicas. Este foi o quinto dia consecutivo de alta procura, segundo a administradora de uma clínica particular, Márcia Rocha. “Temos mais de duas mil mensagens em nosso whatsapp e o telefone não para de tocar”, relata. 

Muitos reclamavam pela incerteza de garantir dosagem para si ou para parentes, mesmo desembolsando R$ 110 a R$ 130 por cada injeção. Tanto clínicas quanto a saúde pública pede calma e paciência à população. 

Municípios trabalham para receber as dosagens do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado. Já clínicas batalham pela melhor logística para receber as monodoses, que ocupam mais espaço nas caixas e refrigeradores, limitando a capacidade de armazenamento. A cada três dias novas remessas chegam. 

Foto: Alana Soares
CASOS

Em Juazeiro, 21 o número de casos notificados de H1N1, sendo que 7 já foram confirmados, 11 seguem em investigação e três foram descartados.

Pelo menos três pessoas já morreram em decorrência do vírus. 

Outros 16 casos estão sob suspeita em Barbalha, mas apenas uma confirmação. Em Crato, há pelo menos seis suspeitas e duas confirmações. 

CUIDADOS

A recomendação da Saúde é para manter as mãos sempre limpas, lavando com água e sabão. A utilização moderada de álcool 70% em gel no dia a dia também é recomendada, assim como o uso de máscaras em caso de muita exposição. Evite usar utensílios compartilhados.

Os sintomas da gripe H1N1 são: febre maior que 38º, dor de cabeça intensa, calafrio frequente, dor muscular intensa, tosse seca e contínua, sem formação de muco.

Caso você sinta esses sintomas, procure atendimento médico.

*Da redação do Blog do Mateus Silva com informações do Site Miséria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário