quinta-feira, 25 de abril de 2019

Conselho Municipal de Políticas Culturais do Crato vai discutir criação de Sistema Municipal de Museus Sociais

Foto: Divulgação
Por Ronuery Rodrigues

Uma reunião prevista para acontecer no próximo sábado,27, no Auditório do Centro Cultural do Araripe – RFFSA a partir das 9 horas, vai discutir acerca da Criação da Rede Municipal de Museus Sociais. A iniciativa é do Conselho Municipal de Políticas Culturais do Crato.

Deverão participar do encontro pessoas que possuem iniciativas voltadas à Memória e que tenham interesse construir um Sistema Municipal de Museus e iniciativas de memórias. 

De acordo a Conselheira Bel Castro — É uma reunião para identificação desses atores, para sabermos quem são, onde estão, o que fazem hoje e o que pensam sobre o amanhã. E o quê um Conselho pode existir para facilitar esse diálogo — destaca.

Partindo do princípio da Museuologia Social, trabalha exatamente esse viés de pertencimento comunitário para conduzir a história passada, presente e o que serão feitas delas no futuro. O encontro promove ainda uma quebra de amarras de museus "oficiais, burgueses e elitizados, que contam apenas a versão “ branca" da história.

Ainda de acordo com a Conselheira os acervos não são só feitos de objetos, e sim de afetos e isso representa resistência — Um lugar que não valoriza seu passado, não compreende seu presente nem constrói seu futuro. É assim que queremos caminhar, pois onde está nossa memória, nossa ancestralidade está a nossa força e toda ação de memória é uma ação de resistência— finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário