quarta-feira, 20 de março de 2019

Ceará lidera evolução no Ensino Fundamental

Foto: Reinaldo Jorge
Esperança e preocupação se misturam, de forma quase proporcional, ao se falar de ensino e aprendizagem no Ceará: de acordo com levantamento da ONG Todos pela Educação (TPE), o Estado foi o que mais avançou, entre 2007 e 2017, na quantidade de estudantes dos 5º e 9º anos que têm nível adequado de aprendizado em português e matemática. O ensino fundamental cearense é destaque nacional. É no médio, porém, onde mora a preocupação: em dez anos, o Ceará subiu apenas uma posição nos índices de ambas as disciplinas.


O estudo é feito com base no desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e busca acompanhar o cumprimento da Meta 3 do TPE: "todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano". Os índices consideram tanto escolas privadas como públicas, mas, segundo a coordenação de projetos do TPE, cerca de 80% das amostras são de alunos da rede pública. 

Em Língua Portuguesa, o progresso dos cearenses é notável. Em 2007, apenas 21,4% dos estudantes do 5º ano tinham aprendizado adequado para a série, e o Estado ocupava a 15ª posição no País. Já em 2017, o número saltou para 65,7% (63% se consideradas apenas escolas públicas), aumento de 44 pontos percentuais, que posiciona o Ceará como o 6º melhor do Brasil. 

Em Matemática, o crescimento também foi significativo: em 2007, só 15% tinham aprendizado proporcional ao 5º ano, quantidade que subiu para 50% (48,3% nas públicas) em dez anos. O Estado é o 11º melhor nesse indicador.

No 9º ano, último do ensino fundamental, o avanço freia, mas segue. De 2007 a 2017, o número de alunos com aprendizado adequado em português cresceu de 14% para 43,6% (40% nas públicas), colocando o Ceará da 16ª para a 10ª posição frente aos demais estados. 

Em matemática, a evolução foi menor: o índice subiu de 9% em 2007 para 23% (19,5% nas públicas) em 2017, aumento de 14 pontos percentuais, que posiciona o Estado em 10º do Brasil.

Ao chegar no 3º ano do ensino médio, a educação cearense segue tendência nacional e estaciona, com evoluções irrisórias em se tratando de um período longo - o que eleva a preocupação, visto que se trata do último ano do ensino básico, justamente o que deveria contar com alunos preparados para ensino superior e mercado de trabalho.

A secretária da Educação do Ceará, Eliana Nunes Estrela, reconhece que "não estamos numa situação confortável" e que "o ensino médio ainda tem muitas dificuldades", mas espera que a chegada dos efeitos do Paic, as ações de formação continuada de professores e a ampliação do ensino em tempo integral contribuam para melhorar os índices. 

"Focamos na redução do abandono e no protagonismo estudantil para que eles permaneçam na escola e concluam a educação básica". Sobre ações focais para melhorar o aprendizado em matemática, Eliana declarou que "não existem materiais específicos", mas os professores da rede passam por formações.


Fonte: Diário do Nordeste

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