segunda-feira, 11 de março de 2019

Brejo Santo - Estudantes do IFE/UFCA colaram grau na última sexta-feira (8)

Foto: Gabriel Souza\UFCA
25 estudantes do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (IFE/UFCA) colaram grau na noite da última sexta-feira (8), no Cineteatro Professor Júlio Macêdo Costa, em Brejo Santo. O IFE é responsável pelo curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN), que oferece aos estudantes dois ciclos: o primeiro, uma formação geral em Física, Química, Biologia e Matemática, com duração de três anos; e o segundo, uma formação específica em uma dessas quatro áreas, com duração de um ano e meio. Do total de formandos, 22 concluíram o primeiro ciclo e os demais terminaram a formação específica em Biologia. 
Compuseram a mesa da cerimônia de colação de grau o Reitor da UFCA, Ricardo Ness, o Vice-Reitor e também Pró-Reitor de Planejamento, Juscelino Pereira; o Pró-Reitor de Graduação, Plácido Andrade; a Pró-Reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin; a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Laura Hévila; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Ledjane Sobrinho; o Pró-Reitor de Cultura, Robson de Almeida; o Diretor do IFE, Rodrigo Lacerda; o Coordenador da LICN, Edson Otoniel Silva; o Coordenador do curso de Biologia, Samuel Cardozo e - representando a Prefeitura de Brejo Santo - a Secretária de Educação da cidade, Ana Jacqueline Mendes. Também estiveram presentes na cerimônia o Prefeito de Mauriti, Mano Morais, autoridades locais de Educação e professores do IFE.

Foto: Gabriel Souza\UFCA
Discursos:
Como a colação de grau dos cursos no campus Brejo Santo ocorreu no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, os estudantes acordaram que todos os oradores, discentes e docentes, seriam mulheres, lembrando a importância de dar vez às vozes femininas, por vezes silenciadas. 

Reforma e Ampliação do campus Brejo Santo
As aulas do IFE/UFCA vinham ocorrendo no Liceu Professor José Teles de Carvalho, no bairro São Francisco, enquanto o campus Brejo Santo passava por obras de reforma e ampliação. Na sua criação, em 2014, o campus foi instalado na antiga sede da tradicional Escola Balbina Viana Arrais, que foi cedida pelo Estado do Ceará para a UFCA até 2036. Foi preciso, no entanto, adequar o espaço às necessidades de uma universidade. As intervenções na estrutura do prédio iniciaram em novembro de 2017.

Após a outorga do grau aos estudantes que participaram da cerimônia de colação desta sexta-feira, o Reitor Ricardo Ness lembrou o discurso que proferiu na primeira colação de grau do IFE, há dois anos: "Naquela ocasião, eu pedi desculpas pelo fato de a UFCA não proporcionar as melhores condições de infraestrutura para os nossos estudantes, mas falei que havia a expectativa de assinatura da ordem de serviço para obras de reforma e ampliação do campus Brejo Santo. Hoje, posso dizer que as obras foram concluídas e que o novo campus será entregue neste semestre. Somando a obra, o mobiliário e os equipamentos, foram investidos cerca de R$ 5 milhões", disse. Com a inauguração da reforma, prevista para o próximo dia 22 de março, as aulas do IFE voltarão a ocorrer no prédio do campus.

*Fonte: UFCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário