terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Crato - Pais de alunos protestam na Câmara de Vereadores contra o fechamento de escolas

Foto: Adriano Duarte
Pais de alunos da cidade do Crato lotam Câmara de Vereadores para protestar sobre a nucleação de escolas da rede municipal de ensino. O debate ocorreu na sessão desta terça-feira (12), após a decisão da gestão cratense de fechamento de escolas na zona rural do município. A sessão teve que ser interrompida por conta do tumulto que se formou enquanto o tema era debatido.

Segundo um dos pais a escola pra onde devem ir os alunos corre risco de desabamento. “Há aulas no pátio por falta de estrutura nas salas” disse Manoel Leandro. Ele destaca ainda a precariedade nas vias de acesso e condições difíceis no transporte escolar. “Você imagina uma criança de cinco ou seis anos indo pra escolas nessas condições ou mesmo a pé como eu já testemunhei”.

Foto: Adriano Duarte
Os pais revelam que há uma estratégia da Secretária de Educação para que os números apareçam menor, e assim justifique o fechamento. Eles contam que não houve pre-matrícula antes da determinação de fechamento e por isso os números aparecem baixos. Os pais relatam ainda que no ano passado foram impostas dificuldades como falta de transporte escolar para desestimular a permanência dos estudantes nos equipamentos a serem fechados.

Para o líder do prefeito, vereador Renan Almeida, há um trabalho de redimensionamento e não há interesses no fechamento das escolas. Ele justificou que as escolas devem passar por reformas para melhorar a infraestrutura, mas não explicou a ausências de transporte alegado pelos pais. Ele citou a cidade de Sobral, onde ocorreu processo de nucleação e os índices melhoraram.

Fonte: Badalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário