domingo, 19 de agosto de 2018

13ª Cavalgada da AVACRI é realizada com sucesso no aniversário de 142 anos de Caririaçu

Foto: Reprodução

Por: Jornalista Ronuery Rodrigues

Uma verdadeira festa popular, assim pode ser definida a Cavalgada de Caririaçu, neste sábado,18.Promovida pela Associação dos Vaqueiros e Criadores de Caririaçu- AVACRI, com apoio de parceiros, o evento contou com as participações de Cavaleiros, Vaqueiros e Amazonas de Caririaçu, para a tradicional cavalgada, que teve uma extensa programação e  chega em 2018 a sua 13ª edição.

As atividades iniciaram logo cedo, no Grupo de Admiradores do Rei do Baião- GARB, que fica no Bairro Padre Cicero, naquela cidade.Lá  aconteceu um autentico Forró com o Sanfoneiro Alceu Medeiros, sorteio de brindes, churrasco e muita animação. No período da tarde iniciou o percurso  que seguiu até o centro da cidade.



Foto: Ronuery Rodrigues
Presidente da AVACRI, Luiz Benedito Barros (51), o Luiz Catingueira, destaca que há 11 anos a AVACRI vem realizando ações no município de Caririaçu. No entanto, a cavalgada já existe há 13 anos. O vaqueiro de profissão destaca que Caririaçu “é terra de criadores, uma cidade totalmente agrícola” e nas famílias Caririaçu é comum a presença do Vaqueiro.

Luiz Catingueira destaca ainda que um calendário permanente é realizado pela a instituição que conta com acompanhamento de Pegas de boi no mato, entre outras atividades de valorização do que chamou de Cultura do Nordeste. 

PRESIDENTE DE HONRA

João Marcos Pereira, ex-prefeito e liderança política do município disse se sentir honrado pelo título de presidente de honra da Avacri. Ele  relembrou que a história de sua família está relacionada a criação de gado. “ Minha família vem desde o tempo do Coronel Marco Pereira, um dos grandes criadores, meu avô, meu pai, meus tios, a família gosta do esporte”, destacou.

João destacou ainda a importância do evento, que segunde ele, vem crescendo a cada ano “A expectativa é para mais de mil vaqueiros”, revelou.  O Presidente de honra disse ainda que o vento enriquece a cultura e o mercado durante a cavalgada.

Por fim, João Marcos finaliza falando da satisfação de fazer parte desse evento, “ Eu me sinto feliz, porque eu estou fazendo um evento junto com meu vaqueiro, junto com meu povo, aquilo que eu gosto. A Cavalgada é muito importante”, finalizou.

ANJOS DO CARIRI

Pela primeira vez, o agrupamento Anjos do Cariri, grupo  formado por Médicos, enfermeiros, técnicos, socorristas e bombeiros, e trabalha com socorro de pessoas, prestou toda a assistência durante o evento.

Eugênio Araújo, Coordenador do Anjos do Cariri, explica que os Anjos do Cariri, já atuou nos principais eventos do Cariri, de pequeno, médio e grande porte, e na Cavalgada que é um grande evento, não poderia ser diferente. No evento de sábado, um técnico em enfermagem, um técnico em segurança, quatro bombeiros e 18 socorristas prestaram suporte e atendimento aos participantes da Cavalgada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário