quinta-feira, 26 de julho de 2018

Prosperidade sem esforço? novo texto do prof. Jairinho


Um dos slogan da sociedade moderna é “Foco, Força e Fé”. A internet está repleta de propaganda de livros que trazem as receitas prontas e milagrosas: “Os 10 passos para o sucesso”, “Riqueza e prosperidade”, “Os 4 ciclos da auto felicidade” e tantos outros. Atraídos pela facilidade e por encontrar a receita cabal daquilo que se almeja, mergulhamos numa busca infinita para se obter sucesso, ganhar dinheiro facilmente, crescer na vida e ser feliz. Pois bem, os tais manuais podem até nos dá o direcionamento e motivar-nos na busca, porém sem o esforço e o suor da luta diária é como lançar pérolas aos porcos. Apenas o Foco e a Fé, sem o suor do esforço, não resolvem seus problemas, triste e dura realidade!

A preguiça aliada ao comodismo são os entraves que convivemos diariamente. Abandonar a zona de conforto e partir pra luta requer determinação e esforço. Enfrentar problemas dói, transpor obstáculos machuca, vencer os medos e buscar uma melhor qualidade de vida dá muito trabalho. Por isso que adoramos frases do tipo: “Deus no comando”, “tudo posso naquele que me fortalece” e tantas outras que retratam nossa ociosidade e postura de ficar sempre sentado com a boca escancarada, cheia de dentes, esperando a felicidade chegar, ou que o divino derrame prosperidade e vitórias sobre nossa vida. Aliás, Deus tarda mas não falha né?

Queremos ter saúde e o corpo escultural, chapado, mas abandonar alguns hábitos alimentares e se render a uma dieta equilibrada seguida de exercícios físicos, requer esforço! Desejamos obter uma ótima nota no Enem, passar num concurso, trabalhar, ganhar dinheiro e mudar de vida, mas estudar diariamente e abandonar as farras de final de semana “é osso”, requer esforço! Em meio as tribulações e entraves do dia a dia, queremos paz, tranquilidade. Mas buscar viver, construir e semear a paz mesmo nas dificuldades e em situações conflituosas não dá, estamos lidando com gente e conviver com algumas pessoas é complicado, dá muito trabalho e ... requer esforço! E se você pensar bem, tudo requer esforço!

Por isso muitos têm o hábito de postergar tudo para o futuro, pensando que basta cruzar os braços e esperar que amanhã as coisas estarão melhores. Acreditam que Deus está disposto a fazer tudo por nós e por isso se apoiam em crendices, rituais mágicos e amuletos santos ou ungidos que nos trazem sorte e que vão resolver nossa vida. Esquecendo que a máxima “Buscai e achareis”, é semelhante a esta outra, “Ajuda-te e o céu te ajudará”. E que o esforço no trabalho é o que põe em ação as forças da inteligência.

Na atualidade, temos que estar atentos porque a vida moderna nos oferta muitas comodidades, de tal sorte que tenderemos a esperar em demasia, pois os aplicativos de comunicação e sites de relacionamento roubam o nosso foco e nos prendem a um mundo de busca por “curtidas” que retratam nossa realidade pelo uso dos diversos “emojis” e publicações no “story”, as vezes emoldurada num vídeo curto de 15 segundos.
  
No entanto caro leitor, a regra é: temos que agir, atuar pra valer, trabalhar, lutar, nos empenhar ao máximo para resolver os nossos problemas e enfrentar as ações negativas que prejudicam a nossa ascensão. Mas lembre-se, isso requer muito esforço! Essas frases feitas, que citamos a todo momento são desculpas, são fachadas, nada mais significam do que mania de ostentação e busca para justificar o injustificável. Não há milagres, não há privilégios, não há interferência do plano espiritual na vida de gente preguiçosa e acomodada que não faz o menor esforço em crescer e evoluir.

Por isso, assuma a posição de combatente e lute! Corra atrás dos seus sonhos e objetivos, pois pelo esforço e persistência a recompensa breve virá!

Forte Abraço!

Ubirajara M. da Cruz (Prof. Jairinho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário