segunda-feira, 25 de junho de 2018

Regras eleitorais são debatidas entre Acert, comunicadores e Justiça, em Barbalha


A Acert (Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão) realizou em Barbalha o primeiro de quatro seminários para debater as regras eleitorais com comunicadores e radiodifusores da Região do Cariri. A informação é do comunicador João Boa Ventura.

O evento, realizado no auditório do Centro de Eventos Libélula, no Imperial Palace Hotel, nesse sábado (23), contou com a presença de radialistas, jornalistas, diretores das emissoras e autoridades locais.

Segundo o presidente da Acert, o jornalista Paulo César Norões, o objetivo da ação é levar para os filiados da Entidade informações sobre as novas regras que serão aplicadas no pleito deste ano. Ele destacou que algumas dessas irregularidades podem resultar em multas para as emissoras ou até tirá-las do ar. 

O juiz da 31ª Zona Eleitoral, Renato Esmeraldo Paes, foi convidado para dar uma palestra focando o tratamento que as emissoras de rádio e TV devem ter durante o período anterior, durante e após às eleições. No aspecto da propaganda eleitoral, ele destaca que não houve muitas alterações, mas as vedações ampliaram. 

Dentro do período eleitoral, as emissoras são proibidas de veicular de propaganda paga. Ela só pode ser gratuita e ainda estabelece vedações como dar tratamento prioritário a determinado candidato, evidenciar algum deles ou realizar entrevistas que excedam o caráter meramente informativo. Em alguns desses casos pode haver sanções antes, durante e depois das eleições.

*Jornalista Ronuery Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário