sábado, 24 de março de 2018

Homenagem ao Professor José Teles de Carvalho, por Hérlon Fernandes


AO MESTRE, COM CARINHO
O inesquecível Professor José Teles de Carvalho, se fosse vivo, em 15 de setembro de 2018, completaria 100 anos.
Esta fotografia, de 1956, ilustra sua imorredoura luta em ajudar uma sociedade a se libertar da ignorância.
Grande deve ser o homem que se faz através do saber, e não através de suas posses. Há almas que vêm a este mundo com determinações específicas de evolução e revoluções. As do professor José Teles de Carvalho estiveram sempre ligadas ao desbravar do saber.

O menino José teve infância humilde, precisou muitas vezes recorrer aos amigos para pedir livros emprestados. Foi aluno-prodígio da professora Balbina – ela lhe adivinhara o futuro do saber e pessoalmente o encaminharia ao Colégio São Francisco, em Canindé, um lugar a oferecer-lhe um mundo mais aberto à educação.

Aos dezenove anos, estreia no magistério, no referido colégio que o acolhera, lecionando Português, Francês, Ciências e História Universal.

Em 1941, com a ajuda do irmão e em salas cedidas por amigos, funda o Instituto Padre Viana, iniciando uma saga na educação brejossantense.

O professor foi um homem de visão ampla e entendia que o saber era uma força capaz de libertar qualquer homem. Com os ralos recursos que havia na época, contrariando teorias pessimistas, independentemente dos Poderes Públicos constituídos, implementa em Brejo Santo uma escola para atender aos anseios da comunidade.

O inolvidável profissional galgou todos os degraus que pôde para tornar aquele ambiente no que havia de melhor na cidade – e conseguiu! Em 1965, seria instalado o Curso Pedagógico e, em 1966, o Curso de Técnico em Contabilidade.
Era mestre da disciplina, sendo capaz de, naquela época, lecionar em salas multisseriadas para atender à demanda, sendo conhecido por seu respeito e ordem. 

Seu aniversário era comemorado por toda a cidade, instituída entre as melhores festas do ano! 

Das salas do Colégio Padre Viana saíram e continuam a sair mentes melhoradas que enchem de orgulho nossa terra.

Hérlon Fernandes

Um comentário: