Foto: Internet |
Um dos maiores poetas populares do Brasil, Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, completaria nesta segunda-feira (5), 109 anos. O legado do artista continua presente na sua terra natal, nas escolas, na voz das pessoas e nas mais diversas linguagens artísticas.
As escolas de Assaré, sejam da rede pública, municipais e estaduais, ou privada têm desenvolvido projetos voltados a Patativa. Uma Lei Municipal inclui a disciplina de ''Cultura Popular'', que trabalha o poeta em sala de aula e fora dela. São principalmente, a partir do segundo semestre, antecipando a comemoração de aniversário do artista.
''Patativa é múltiplo: temos filósofo, sociológico, no mar, na cantoria. Essa raízes quando são trabalhas na escola, fazem com que essa cultura não morra. A disciplina é dividida. Se trabalha com ele. Mas, claro, dizem santo de casa não obra milagres, então alguns alunos têm resistência. Mais nesta semana, eles transpiram Patativa''. explica o professor Francisco Edval da Silva
Além disso, o Memorial Patativa do Assaré reúne vário itens que resgatam a figura do poeta. como o tijolo da sua casa. os títulos que recebeu, os discos que gravou, seu rádio, a muleta, uma de suas violas e os tradicionais óculos escuros. O prédio recebe excursões escolares de várias cidade, evemtos e palestras. O espaço é mantido pela prefeitura.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário