quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Vai fazer o Enem? Veja os 10 temas possíveis para a redação

10 temas possíveis para a Redação Enem 2017

1. A crise hídrica no Brasil

Se este tema não cair na prova, é só porque ele está muito evidente, pois é algo sobre o qual todos falam (e muito). Muita gente ainda sofre tal problema e isso não está nem perto de acabar!
Então, aconselho você a ler mais sobre a falta d’água, as perspectivas para os próximos anos, os problemas causados e, principalmente, o que o Estado e o cidadão podem fazer para minimizar os problemas.

2. A mobilidade urbana: desafios e soluções!

A mobilidade urbana é um desafio para o Estado Brasileiro. São várias as tentativas, mas nada ainda foi efetivamente concretizado para melhorar o deslocamento do trabalhador brasileiro. Isso compromete o desenvolvimento do país! Pesquise mais sobre isso!

3. Envelhecimento da população: sinal de desenvolvimento e desafio para vários campos.

O envelhecimento populacional é reflexo da queda da taxa de fertilidade e do aumento da expectativa de vida do brasileiro, mas também é um desafio para a previdência, para a medicina e para várias outras áreas. Pesquise mais sobre as áreas que podem crescer ainda mais, como a fisioterapia, enfermagem, cuidadores, a relação de trabalho do idoso que quer voltar à atividade, etc.

4. Inclusão social: o direito e o dever na sociedade.

A inclusão social é um direito de cada membro da sociedade e é dever do Estado promovê-la. São várias as políticas de inserção e é relevante você pesquisar sobre isso. Deve-se levantar quais programas do governo estão ativos. Lembre-se dos programas de cotas, o motivo delas e como ocorrem para não errar na argumentação! Lembre-se das Paralimpíadas, das vias de acesso que ainda devem ser melhoradas, a política inclusiva nas escolas.

5. Doenças infecciosas: como a população pode se proteger?

Lembre-se da Dengue, Zica e Chikungunya! Deve-se pensar nos novos casos das doenças, nas campanhas de combate e como conscientizar a população. Além disso, pense nos crescentes casos de microcefalia mesmo que ainda não se tenha certeza sobre sua ligação comprovada com a transmissão do mosquito “aedes aegypti”.

6. O consumismo no Brasil!

Este tema é relevante, porque sempre o estamos vivenciando. É o celular que fica obsoleto quando um mais novo foi lançado, a TV de plasma que já perdeu seu valor por novas de led e assim por diante.

7. Estética e saúde: uso de anabolizantes cresceu nos últimos anos 

Não é errado pensar em se cuidar, em cuidar da beleza e do corpo! Mas se deve ter cuidado quando se usam meios não controlados ou não supervisionados pela ANVISA. São vários os casos de jovens que perderam membros do corpo por uso errado ou excessivo de remédios. Isso leva a um problema de saúde pública e deve ser amplamente supervisionado para evitar mal maior.

8. A sustentabilidade: economia verde e produtividade

Deve-se pensar em como as empresas podem dinamizar sua produtividade poluindo menos. Várias indústrias no país já aderiram à economia verde e há incentivo fiscal para isso. Pesquise bastante para ajudar na sua argumentação!

9. Preconceito: um mal que atinge a todos

São vários os nichos de preconceito no Brasil. Deve-se pensar nas causas e como combater esse problema social. Pesquise as políticas públicas, as legislações que se referem a isso. Mesmo que o tema não seja este, muito provavelmente você terá subsídios para argumentar temas que o tangenciam.

10. Discurso de ódio na internet: a máscara virtual

A intolerância da qual tratou o tema de 2016 reflete-se muito nos discursos da internet, em que a pessoa se coloca uma “máscara social”, a fim de proteger sua identidade e ter a liberdade de falar de forma ofensiva, agressiva, mesmo sem respaldo argumentativo. A ideia é “botar para fora” todo o preconceito internalizado, o qual “de cara limpa” não teria como se expressar. Pesquise mais sobre isso! Veja mais sobre as notícias falsas colocadas na internet, as quais servem para iludir o público-alvo, debochar de alguém ou simplesmente trazer prejuízo social.

Fonte: Estratégia Concursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário