domingo, 26 de novembro de 2017

''Fala Professor'': Pedro Sávio comenta a final do Cearense série C em Brejo Santo

Em dias de internet, a informação ainda cavalga numa mula.

26 de Novembro de 2017. Data que ficou marcada na história do esporte de Brejo Santo. O motivo não foi outro senão a grande final da Série C do Campeonato Cearense de Futebol entre Caucaia e União de Brejo Santo. Dois times aguerridos que trazem no suor da camisa e na força dos músculos de seus jogadores a bravura de duas cidades, uma caririense e outra da região metropolitana, convergentes a um só ponto, qual seja o da vitória.

Por trás dos alambrados, indubitavelmente, uma multidão que gritou a cada jogada ofensiva e que segurou o coração na mão no contra-ataque. Multidão esta que representa uma pequena parcela de um povo que carrega nas linhas da face o sofrimento de gerações causadas não pelo semiárido, como se costuma afirmar, mas pela mão do próprio homem. Homem do verbo, do poder. A 500 km distantes, outra gente não menos marcada e tanto quanto destemida, cujos problemas sociais, políticos e econômicos, certamente, se repetem.

Eu, como fiel brejosantense, hoje residente na cidade de Juazeiro do Norte, acordei cedo, comprei meus petiscos, minha cerveja e desmarquei quaisquer compromissos de fim de semana para acompanhar pela internet a transmissão do referido jogo. Alimentei o espírito de vitória, reforcei a fé e fiquei aguardando a tão esperada transmissão que deveria começar às 15:30 hs.
Meia hora antes já estava no “pic”. A exaltação em casa, juntamente com minhas filhas, era máxima.

15:30 hs, finalmente, o jogo teve início. Vidrado na página do Facebook da Federação Cearense de Futebol (FCF), eu, e todos os internautas que esperavam acompanhar esse jogo, fomos pegos de surpresa. O sentimento de euforia começou a ceder espaço para a frustração, pois “caíra a ficha” de que não haveria cobertura alguma, ainda que a rádio. Seria preciso, pois, ficar a mercê de quaisquer transmissões amadoras ou de informações via WhatsApp para obter notícias sobre o jogo.

Esse cenário, talvez por muitos, tido como insignificante, remete-me a alguns questionamentos: teria sido a falta de transmissão, proposital, uma vez que a cobertura do jogo anterior, no estádio Raimundão, casa do Caucaia, ocorrera? Em caso afirmativo, quem exigiu que assim fosse e por quê? Será que por exaltação de uma só mídia? Diante de um sim, estaria o motivo alicerçado em alguma frente de cunho mais abrangente?

Por outro viés, seria tão somente ociosidade da FCF? Neste caso, estaria a mesma presumindo o resultado favorável ao União e, portanto, declinando-se para as regiões mais próximas da Capital, subjugando o futebol do interior cearense, visto a pouca expressividade, ao menos neste momento? Estaria a Federação, desde já, escanteando nosso futebol como forma de reprimi-lo e impedir seu crescimento?

Respostas a essas indagações, por hora, não tenho. Quem sabe em um futuro próximo, quando tomarem ciência da força de uma gente, refletida nos gramados por onze jogadores. Quem sabe um dia, quando o povo, ciente do seu poder, assim como Spartacus na Roma antiga, assumir a tribuna e fazer calar.

Bom, ao menos a vitória do meu União hei de comemorar, pois à medida que escrevo essas últimas linhas, as mensagens que chegam denotam o ressoar do grito de campeão pelas ruas da querida Brejo Santo. Seremos, de fato, sempre campeões dentro e fora de campo. Seremos, com quanto queiramos, fortes e destemidos diante das adversidades impostas muito além dos alambrados. Conquistaremos quantos títulos quisermos, caso façamos jus ao nome do time UNIÃO.

PARABÉNS UNIÃO DE BREJO SANTO!
RUMO À SÉRIE B DO CAMPEONATO CEARENSE!




Profº Pedro Sávio.
26/11/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário