segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Em favor da PAZ e do MEIO AMBIENTE, “Um Canto de Paz” acontece de 21 a 24 de setembro, em Fortaleza e Sobral

Com início no Dia Internacional da Paz, 21 de setembro, o evento traz rodas de conversa, shows, passeio ciclístico e trilha ecológica.

Para fortalecer a Cultura de Paz no Ceará, a 4ª edição do “Um Canto de Paz” acontece de 21 a 24 de setembro em Fortaleza e Sobral. A programação proporciona momentos de reflexão, lazer e convívio, com as rodas de conversa com participação de pensadores e representantes de várias religiões, shows de Marcos Lessa, Nonato Luiz, Marcus Caffé, Aparecida Silvino, Davi Duarte, Tailândia Montenegro, Edu Asaf, Martônio Holanda e Grupo Fulô da Aurora, além de passeio ciclístico, contação de história e trilha ecológica. “Um Canto de Paz” é coordenado pela idealizadora do projeto, a artista e produtora Dênia Carvalho, e realizado pela Trupe do Riso, em parceria com a ONG Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, com apoio do Governo do Estado do Estado do Ceará.

“A espiritualidade na construção da paz e em defesa da vida” é o tema desta edição do Um Canto de Paz, que vem reforçar a mensagem da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que afirma que a construção da Paz começa a partir de uma atitude pessoal, que pode se refletir depois em diversos campos da vida, no meio ambiente, na sociedade, na educação e na arte.

A mensagem de paz deve ser levada a todas as pessoas, em suas diversidades étnicas e culturais. “Queremos que a mensagem de paz invada o coração das pessoas, como já dizia Gilberto Gil. Essa perspectiva da construção da paz como atitude se fortalece e vem se consolidando por meio da crescente visão da interdependência global e da responsabilidade universal pela construção de um novo mundo. Neste sentido é dever daqueles que tem responsabilidade e amor ao nosso planeta incluir essa mensagem no dia-a-dia das pessoas de todas as idades, gêneros e credos”, enfatiza Dênia Carvalho, idealizadora do projeto.

A abertura

Representantes de instituições religiosas, culturais, educacionais e do terceiro setor trarão sua visão sobre o tema da Paz, nas Rodas de Conversa do Um Canto de Paz. Na abertura, em Fortaleza, que acontece no dia 21 de setembro, Dia Internacional da Paz, às 19h, no Auditório João Frederico da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o público poderá conferir a exposição de convidados como a vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, que falará sobre a cultura da paz junto a representantes de várias religiões como Dom Edmilson (Católica), Armando Bispo (Evangélica), Germana Moraes (Teologia Mística), Gen Kelsang Zangmo (Budismo), Socorro Santos (Espírita Cardecista) e  Anastácio Silva (Centro Espírita União do Vegetal).

Já em Sobral, a roda de conversa com o mesmo tema, acontece no auditório do Sesc (Boulevard João Barbosa, 902), no mesmo dia, às 9h. Estão convidados para a atividade a psicóloga e docente da UFC, Camilla Lopes; a bióloga, aromaterapeuta e docente do Sesc, Margareth Muniz; a mestre em educação Angelica Mapurunga; e a médica neo pediatra, Sâmia Luz. A mediadora da conversa será a educadora da EFSFVS, Noraney Alves Lima.


Serviço:

Um Canto de Paz

De 21 a 24 de setembro

Em Fortaleza e Sobral

Facebook: /umcantodepaz

Instagram: @umcantodepaz


Matéria enviada pela SecultCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário