segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Colação de grau da primeira turma do Campus Brejo Santo da UFCA

A primeira turma da Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática, do Instituto de Formação de Educadores (IFE), do campus Brejo Santo, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), cola grau nesta segunda-feira, 7 de agosto. A solenidade, que contará com seis formandos, será realizada a partir das 19h, no Cine Teatro Professor Júlio Macedo Costa, localizado na avenida Antônio Florentino de Araújo, S/N, em Brejo Santo.

O reitor pro Tempore da UFCA, professor Ricardo Ness, concederá o grau aos concludentes Antonio Barros de Souza, Francisca Cinthia Oliveira Nascimento, Maria Isabeli Pereira Gonçalo, Natália da Silva Jorge, Rivio Fabrício de Figueiredo Furtado e Tayna Saraiva de Lavor. Além do momento solene de recebimento do grau, a cerimônia contará com discursos dos oradores discente, docente e do reitor, juramento e homenagens.

Licenciatura Interdisciplinar

A lei de criação da Universidade Federal do Cariri (Lei nº 12.826, de 5 de junho de 2013) já previa a implantação de novos campi nas cidades de Brejo Santo e Icó. A partir disso, por meio da Resolução nº 12/2014, do Conselho Superior Pro tempore (Consup), de 23 de abril de 2014, foi criado o Instituto de Formação de Educadores (IFE), ao mesmo tempo em que nascia a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática, primeiro curso a ser ofertado nessa unidade acadêmica.

Anualmente, a graduação oferta 200 vagas. O curso, com duração de três anos (seis semestres), é voltado para a formação de professores aptos a atuar no ensino fundamental II (sexto ao nono ano). Na matriz curricular constam disciplinas que são comuns às áreas de Química, Física, Matemática e Biologia. Após finalizar a licenciatura interdisciplinar, o estudante pode optar por permanecer mais um ano e meio e concluir formações complementares específicas em Matemática, Física, Química e Biologia.

IFE

O Instituto de Formação de Educadores (IFE) tem como objetivo ser referência na região por desenvolver e inovar métodos e estratégias no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo na formação de profissionais docentes mais críticos com autonomia profissional, autor e pesquisador de sua própria prática, capaz de se conhecer como sujeito em formação permanente e com habilidades para tratar de forma integrada e contextualizada os conteúdos escolares, além de atuar na formação continuada dos educadores.
Atualmente, além da licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, são ofertadas Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Química e Licenciatura em Física. Para atuar na formação dos estudantes, conta com quadro de servidores constituído por 29 professores efetivos e seis técnico-administrativos.

O IFE tem forte presença na educação da região e é responsável por programas e projetos que são desenvolvidos em parceria com as redes de ensino, com os movimentos sociais e com órgãos públicos no âmbito municipal, estadual e federal.

* Com informações da Coordenadoria de Jornalismo Institucional

Nenhum comentário:

Postar um comentário